O projeto Beleza Renovada, de iniciativa da cabeleireira Luana Albuquerque, realizou encontro entre as mulheres inscritas, para revelar o nome da grande vencedora da transformação visual, promover a integração entre as participantes, patrocinadores e a Procuradoria da Mulher do Legislativo Municipal.
Conforme contou a idealizadora do projeto, dezoito mulheres aceitaram o desafio e contaram, por meio do direct do seu Instagram, um pouco sobre sua história de vida, seus medos, angústias, incertezas e como decidiram ir à luta. E através de projeto, encontraram acolhimento, apoio espiritual e profissional.
Todos os profissionais voluntários e convidados tiveram a oportunidade de falar sobre experiências de vida, como aprender a se amar, olhar para o espelho e enxergar o melhor de si mesmo, se valorizar como mulher. Depoimentos de mulheres e dinâmicas de grupo também fizeram parte desta tarde festiva, que terminou com a revelação da ganhadora da transformação no visual.
“Queremos que elas entendam que não importa sua classe social ou sua profissão, o que importa é que somos iguais e merecemos sermos cuidadas e amadas da mesma forma. Somos humanas e temos sonhos, propósitos e talentos. Às vezes, só precisamos resgatar nossa autoestima para ajustarmos o prumo e lutar pelos nossos objetivos”, destacou a terapeuta Celia Vieira Nunes de Lima, uma das profissionais voluntárias que estão auxiliando no trabalho com as mulheres.
Já a pastora da Igreja Renovada e funcionária da OAB, Priscila Malaguti Oliveira Gonçalves, ressaltou a importância de recuperar a fé em si mesmo e em Deus, contar com o apoio de profissionais que possam auxiliá-las a superar esses momentos difíceis. “Você não está sozinha. No começo você não consegue enxergar quem você é, qual o seu propósito e o seu valor. Mas, tem muitas pessoas dispostas a estender a mão e dar o melhor de si em benefício do outro”.
Idealizadora do projeto, Luana se emocionou ao comentar sobre a iniciativa. “Nossa missão é transformar as mulheres que passaram pelo projeto para que se amem e entendam seu próprio valor. Algumas não gostam nem mesmo de se olhar no espelho. Estamos ajudando todos os dias. Eu vejo a diferença na vida das pessoas quando elas se cuidam. Uma mudança no cabelo, no guarda-roupa faz uma diferença enorme. Quando ela olhar no espelho e disser: Eu sou capaz, eu me amo, eu posso, eu acredito, eu me aceito do jeito que sou, estará pronta para enxergar o melhor de si mesma e resgatar a autoestima”, enfatizou.
Ao fazer um balanço do projeto, Luana disse que foi uma enorme satisfação conhecer cada uma das mulheres inscritas. “Fiquei muito feliz porque elas confiaram suas histórias de abuso, violência, depressão, e vejo que o meu maior objetivo foi alcançado. Vê-las sorrindo com esperança de dias melhores. Meu intuito é tocar o coração de mais pessoas para que esse projeto cresça e alcance cada vez mais vidas”, considerou, agradecendo a todos que colaboraram e entenderam o propósito do projeto.
Representando a Procuradoria da Mulher, a presidente Márcia Lobo, também fez questão de deixar sua mensagem às mulheres. “Foi gratificante fazer parte deste projeto, levar esperança, acolhimento e proporcionar um tratamento para que elas tenham mais dignidade, reconheçam o seu valor e resgatem o amor próprio. A Procuradoria faz esse trabalho para mostrar que toda vida importa e sempre existe um motivo para recomeçar. Com apoio de toda rede de atendimento à mulher e projetos dessa magnitude vamos conseguir recuperar a autoestima de mais e mais mulheres”.