A Prefeitura de Dourados, por meio da CIL (Central de Interpretação de Libras), realizará a “I Semana Municipal da Pessoa Surda: Cultura e Diversidade”. Na programação, três palestras que acontecerão nesta quarta (22), quinta (23) e sexta (24), a partir das 19h, na Câmara Municipal.
“O evento será híbrido. Teremos 100 vagas para o presencial e também a opção pelo online. No link da inscrição, a pessoa poderá optar por ir a palestra ou por receber por e-mail um link da transmissão e assistir de casa. A inscrição é gratuita e terá certificado para quem participar”, explica Alexandra Mara Pereira, intérprete de Libras.
Para fazer a inscrição acesse aqui
O objetivo da ação é visibilizar a atenção para a luta, a acessibilidade, a inclusão e a diversidade das pessoas Surdas na sociedade, além de divulgar a luta pela equidade social, cultural e linguística da comunidade Surda.
O encontro, que tem parceria com a Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), Semed (Secretaria Municipal de Educação) e apoio da Câmara de Vereadores, EAD UFGD e UFMS, foi pensado em comemoração ao Dia Municipal e Nacional do Surdo, 26 de setembro.
Confira a Programação:
22/09 – Setembro Amarelo e Azul – Saúde mental e a Comunidade Surda com os psicólogos do Creas, Bruno Pael e Ângelo Sorgatto;
23/09 – Luta por “Ser Surdo” da sua família com a professora da EAD UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Fernanda Martins de Brito;
24/09 – Direitos e a Diversidade Surda com a professora da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), Shirley Vilhalva.