A Prefeitura de Dourados, através do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados), preparou três dias de arrecadação de lixo eletrônico e medicamentos vencidos. A ação começa nesta quinta-feira, dia 18 de novembro, e segue amanhã (19) das 8 às 17 horas e no sábado (20), das 8 às 12 horas na praça Antônio João.
A Recic.Le (Associação dos Recicladores de Resíduos Eletrônicos de MS) e o CRF (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) são parceiros da ação e realizaram o descarte correto do material.
De acordo com o diretor-presidente do Imam, Wolmer Sitadini, a medida visa garantir que o descarte do material seja realizado de forma correta. “Esse é um projeto que estava paralisado devido a pandemia e estamos resgatando em Dourados. Com isso, através das parcerias, iremos realizar a destinação correta desses materiais que podem poluir o meio ambiente”, ressaltou.
“Existem materiais, como as placas eletrônicas, que não devem ser manuseadas sem o preparo correto, para evitar a contaminação do solo e até mesmo das pessoas. Esse cuidado de realizar o direcionamento correto do lixo garante uma região com níveis mais baixos de poluição”, explica Edilson Paulon, diretor administrativo da Recic.Le.
A última ação em parceria para coleta desses resíduos ocorreu em 2019. O projeto é retomado este ano, após uma paralisação nas ações.