A Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Claúdia Serra Pleutin, palestrou para alunos na Escola Municipal Cívico-Militar Major Alberto Rodrigues da Costa (MARC) sobre a Lei 2016/2021 - Sandra Regina Herter, sancionada em 2021 pela Prefeita Dra. Clediane Matzenbacher.
A Diretora da Escola, Professora Ondina Fernandes, comentou da importância do debate sobre violência doméstica. Esse tema caminha junto com as atividades iniciadas com o Projeto Valores, a busca de cultivar e semear valores humanos para a vida dos alunos como respeito e solidariedade. A Secretária de Governo, Dra. Tamara Sanches, representou a Prefeita no evento e também considera uma ótima iniciativa proposta pela Lei Sandra Regina Herter que traz em seu artigo 1º a promoção de atividades para conscientização e combate ao feminicidio.
O Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Jardim, Tenente-Coronel Wilson Cesar Velasques, esteve presente na palestra e dividiu experiências pessoais com alunos sobre o poder do diálogo. “O dialogo é o principal caminho de combate a qualquer tipo de violência, principalmente contra as mulheres. O respeito é um valor humano essencial para resolução de conflitos de forma sábia e essencial na vida do ser humano”.
LEI SANDRA REGINA HERTER
Sandra Herter, como era conhecida, foi uma servidora da Prefeitura de Jardim morta pelo marido em 2019. A Lei nº 2016/2021, sancionada pela Prefeita Dra. Clediane e de autoria da Vereadora Andrea Isfran, marca a data de 08 de maio como o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio. As ações estimuladas pela lei também são de orientações e palestras que promova o combate à violência contra a mulher em escolas da rede municipal de ensino.