Em quase 30 dias de atendimento, a central “Aquidauana contra a fome” atendeu 1 mil famílias entregando cestas básicas, com frango, ovos e hortaliças. Essa central é uma ação sócioassistencial criada pela Prefeitura de Aquidauana e a Câmara Municipal de Aquidauana e executada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).
Os trabalhos da central “Aquidauana contra a fome” iniciaram no dia 26 de maio e amanhã, 26/06, completarão 30 dias de atendimentos, já com 1 mil cestas entregues, em um trabalho que começa no atendimento ao chamado telefônico ou via whatsapp, visita domiciliar à família, cadastramento e a entrega dos alimentos.
Conforme informou o secretário municipal de Assistência Social, Marcos Chaves, cerca de 30 funcionários entre assistentes sociais, motoristas e equipe de montagem das cestas trabalham para fazer a central funcionar e o alimento chegar o mais rápido possível às famílias em vulnerabilidade.
“A fome não espera. Por isso, nas semanas que tivemos muitos chamados, precisamos até ter plantão de atendimento no final de semana, para darmos conta das visitas, cadastros e entregas das cestas. Há muitos cadastros duplicados e muitas famílias que passam endereço errado ou não estão em casa quando a equipe vai visitar, cadastrar e entregar os alimentos. Por isso, ao acionar a central, o cidadão precisa confirmar bem seu endereço, telefone e dados que a central pede, para evitar erros ou a equipe não conseguir localizar a casa”, explicou o secretário Marcos Chaves.
O prefeito Odilon Ribeiro, que acompanha a execução dos serviços da central, fez um agradecimento aos servidores que trabalham nos atendimentos e aos vereadores pela parceria na realização do projeto “Aquidauana contra a fome”.
“Em um mês e todos esses atendimentos, isso mostra que esse projeto era de extrema urgência, que essa ação faz a diferença na mesa das famílias em situação difícil, em vulnerabilidade. Agradecemos a parceria importantíssima da Câmara Municipal para a execução e manutenção da central “Aquidauana contra a fome”. Nosso agradecimento a cada servidor da Assistência Social que está trabalhando nessa ação e ajudando a levar alimento para quem mais precisa”, finalizou o prefeito Odilon Ribeiro.
Em quase 30 dias de funcionamento da central, a SAS já recebeu 1.791 chamados cadastrados, porém, centenas são repetidos, duplicados e vários deles os cidadãos não informaram endereços corretos ou a família nem na casa se encontra, daí a visita e cadastramento não se finaliza com a entrega da cesta, até que a família faça novo contato e confirme o endereço.
Conforme relatório da SAS, nesses quase 30 dias de atendimentos da central, aconteceram dias em que receberam 18 chamados, mas outros, em que chegaram a atender mais de 220 famílias. Ou seja, varia muito o índice de atendimentos diários, conforme a necessidade das famílias em acionarem a central. Haja vista que, uma mesma família pode ser atendida mais de uma vez com cesta, desde que atestada a necessidade pela assistente social.
Todo o cadastramento e entrega de cesta é registrado e documentado para o devido monitoramento e prestação de contas, pois os recursos para aquisição dos alimentos é verba pública municipal, proveniente de repasse financeiro do duodécimo da Câmara Municipal de Aquidauana somados aos recursos da prefeitura, direcionados ao Fundo Municipal de Assistência Social que aplica na compra dos alimentos e montagem das cestas. Já as hortaliças que compõem as cestas são produzidas na horta da Secretaria Municipal de Assistência Social, montada no Núcleo de Geração de Renda.
Inclusive, no dia 14 de junho, o secretário municipal Marcos Chaves entregou na Câmara Municipal para o presidente Wezer Lucarelli, um relatório dos primeiros 500 atendimentos para leitura e apreciação de todos os vereadores, visualizando como foram os atendimentos. COMO FAZ PARA SER ATENDIDO COM CESTA?
1º Passo: Entre em contato com a Central de Atendimento da Assistência Social de Aquidauana pelo telefone: 67-99288-1564, que aceita mensagens de whatsapp e ligações, inclusive, a cobrar. Horário de atendimento da central: 2ª a 6ª feiras, das 7h às 17h.
2º Passo: A assistente social da prefeitura fará uma visita na sua residência;
3º Passo: Verificada a vulnerabilidade, é feito o cadastro e a família será atendida imediatamente com a cesta básica. Cada família pode ser atendida mais de uma vez com a cesta básica, desde que seja atestada a necessidade novamente de outra cesta, após a visita da assistente social. Após cada atendimento, a equipe da assistência social fará uma nova visita para fazer o devido acompanhamento da família.