Localizada no município de Aquidauana, a região é rica em belezas naturais e oferece diversas opções de passeios para quem quer conhecer mais a fauna e flora pantaneira.
Conforto, acolhimento e tranquilidade. A Pousada Aguapé integra a Rota Gastronômica em que sabores típicos do Pantanal ganham destaque nas regiões de Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá. Localizada a 195 km de Campo Grande, o hotel fazenda está em uma área rica formada por vegetação, vazantes, corixos e o rio Aquidauana. Além disso, os hóspedes podem apreciar o famoso requeijão de corte da casa.
Com passeios para casais, famílias e qualquer um que queira viver uma experiência única no coração do Pantanal, na Pousada Aguapé é possível percorrer trilhas, relaxar, admirar a natureza e respirar ar puro. O cenário é ideal para quem deseja conhecer mais da fauna e da flora pantaneira.
Entre os principais atrativos da Pousada Aguapé para vivenciar o Pantanal estão o passeio charrete pelos campos da fazenda, sendo uma ótima opção para quem não quer ou não pode andar a cavalo. Com o passeio de barco a motor é possível conhecer o rio Aquidauana e toda beleza e exuberância de sua mata ciliar com suas árvores centenárias.
Durante a noite, animais de hábitos noturnos e o céu estrelado do Pantanal são destaque no passeio de focagem noturna. O safári fotográfico é feito em um carro 4×4, aberto, adaptado para o local.
A pousada conta com acomodações confortáveis e equipadas para garantir uma estadia agradável e relaxante. Além disso, cada ambiente proporciona encontros especiais. O local conta com mais de 300 espécies de animais já cadastrados.
A proprietária Vânia Alves Corrêa Murano foi atrás dos sabores da infância e produziu o requeijão de corte para os hóspedes do hotel fazenda. A receita foi a escolhida para compor a Rota Gastronômica, que é um itinerário para turistas que querem conhecer a região pantaneira do estado e provar os seus sabores.
O projeto Rota Gastronômica, lançado em dezembro de 2022, tem como objetivo valorizar a cultura local, a geração de emprego e renda para os profissionais envolvidos na cadeia produtiva da gastronomia, a atração de turistas interessados em conhecer a culinária pantaneira, e a divulgação da região em âmbito nacional e internacional. O resultado é uma imersão na culinária do bioma, levando em conta a vivência e sabores do dia a dia dos pantaneiros.
O roteiro do itinerário foi pensado e desenvolvido pelo chef sul-mato-grossense Paulo Machado, em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens e o professor de Gastronomia e chef sergipano, Moacir Sobral. A rota oferece uma imersão na culinária sul-mato-grossense, com pratos caipiras, regionais e também influenciados pela proximidade com a fronteira do Paraguai e Bolívia.
Produção de queijos faz sucesso em Aquidauana
No distrito de Camisão, em Aquidauana, Marcelo Marim Mazetto e Patrícia Takase Mazetto, proprietários da Chácara Bote Certo, viram na produção artesanal de derivados do leite uma oportunidade de complementar o sustento da família. Com o apoio do Sebrae/MS, os produtores formalizaram o negócio, aprimoraram a produção, expandiram a venda e, agora, também apostam na certificação dos produtos para agregar valor.
Marcelo e Patrícia compraram a chácara em 2015, com a intenção inicial de produzir cachaça. Devido à dificuldade de lidar com as etapas de preparo, o casal acabou mudando para a produção de leite e queijos artesanais. O produtor relata que começou vendendo leite em saquinhos para a comunidade e, posteriormente, passaram a produzir queijos.
“Sempre gostei da vida rural e decidimos procurar uma chácara. Comprei umas vaquinhas e começamos a vender leite na comunidade. Com o tempo, a minha esposa fez um curso de queijos e fomos aprimorando. Hoje vendemos mussarela, queijo caipira, doce de leite e o negócio se tornou uma renda complementar para a minha família”.
A produção de queijos começou com a compra de cinco vacas e assim nasceu o empreendimento, que atualmente produz 7 kg de queijo por dia. “Começamos vendendo leite e tudo foi acontecendo. A venda de queijo teve muita aceitação na comunidade e hoje nosso objetivo é manter a qualidade. A chipa é muito tradicional no estado e muitas pessoas compram os queijos para produzir chipa”
A Chácara Bote Certo produz atualmente diversos tipos de queijos, como frescal, frescal trufado com goiabada, frescal trufado com doce de leite, coalho, muçarela nozinho, nozinho temperado, muçarela em barra, coalho, provolone e requeijão de corte. O objetivo dos produtores é manter a qualidade do produto artesanal sem aumentar tanto a produção para evitar a perda de qualidade.
Em 2022, Marcelo e Patrícia formalizaram a empresa e obtiveram o selo municipal de Aquidauana, e agora, com o apoio do Sebrae, por meio do programa Pró Pantanal, buscam a obtenção do selo estadual, que comprova a qualidade do produto e abre portas para novos mercados.
O produtor conta que o Sebrae atua desde o desenvolvimento da visão de mercado, produção e qualidade até a obtenção de subsídios para análises laboratoriais e procedimentos padrão de higiene operacional.
“O Sebrae entrou na nossa vida para nos orientar, eles conseguiram subsídio para que fizéssemos as análises do queijo com o laboratório do Senai, além da elaboração da identidade visual do nosso produto. Tudo isso além das orientações para o nosso negócio e as boas práticas de alimentos”, diz Marcelo.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal tem atuação nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS) e Governo do Estado.
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.
CICERA MARIA DE ANDRADE
Achei maravilhoso o lugar e também a história desse casal que comercializa queijos artesanais.Desejo muito sucesso pra vocês e vou me programar pra fazer um passeio com minha família por essas bandas aí.Um abraço