Neste final de semana (09/12), ocorreu o Grito do Rap na praça do Cinquentenário, uma parceria entre artistas locais e a Secretaria Municipal de Cultura. O evento estava inicialmente planejado para acontecer com cinco projetos diferentes, porém, a Secretaria Municipal fez uma contraproposta, unindo todos os projetos em um único evento e reduzindo significativamente o valor cobrado pelos artistas.
Sem opção de negociação, eles decidiram aceitar o projeto pelo valor simbólico oferecido e proporcionaram uma apresentação inesquecível ao público na praça do Cinquentenário.
O evento contou com a participação de diversos artistas. Abrindo a noite, a apresentação "Rapencena: A mulher-barbada", conduzida pela MC Cifrasol e sua parceira Kaos Depoisdofim, foi incrível, repleta de arte, rimas e interação com a plateia. Em seguida, DJ Gabis subiu ao palco acompanhado do grupo Odiados, animando o público com batidas envolventes e músicas autorais.
Por volta das 20h, Hanse MC assumiu o palco, soltando várias rimas com um beat 'pesado' e mostrando o abundante talento da cena rap em Dourados. O MC Cebola, um dos organizadores da Batalha dos Ipês, trouxe para o evento o quadro "Cebola Convida", com participações importantes, fazendo o público vibrar com LaBrysa, Pretisa, CS Ruero, Dege MC e Vitor Saiko.
Encerrando o evento, DJ Danlitros fez a controladora pegar fogo na Batalha dos Ipês, em uma edição especial organizada por MC Cebola, Gabriel Scardin e Kamui em parceria com os Ronins, um time de artistas independentes sul-mato-grossenses. Eles realizaram uma épica batalha de trio, apresentada pelo RealCostinha, que já está sendo reconhecida como "uma das melhores noites de freestyle do ano de 2023". O trio campeão foi composto por GB King, Jean Ribeiro e Menor DDS, sendo Jean Ribeiro reconhecido pelos jurados (Pretisa, Ayrton, Tamiris e John Klemer) como o MVP da batalha.