Os indicados ao Globo de Ouro 2022 já foram anunciados e para quem deseja se preparar para a cerimônia do dia 09 de janeiro de 2022 - a primeira em décadas não televisionada - já pode começar a maratona! Muito dos longa-metragens estão disponíveis ou às vésperas de estrearem na Netflix, Apple TV+, HBO Max, Disney+ e Prime Video, e, neste artigo, listamos todos estes títulos, trazendo suas sinopses, trailers, indicações e links nas plataformas. Confira todas as produções e divirta-se!
Baseado em um romance homônimo, Ataque dos Cães é um filme original da Netflix premiado em diversos festivais mundo afora. Em sua história, acompanhamos dois irmãos de personalidades opostas, que são donos de uma fazenda muito próspera em Montana. Quando um deles decide se casar com uma viúva local, criando uma família com ela e seu filho adolescente, o outro irmão faz de tudo para transformar suas vidas em um inferno.
Primeira metade da adaptação do livro homônimo de Frank Herbert, Duna é um filme de ficção científica de proporções épicas. Ambientado em um futuro distante, a trama segue os passos de Paul Atreides, jovem treinado física e mentalmente, que se muda com sua família para Arrakis, planeta desértico do qual seu pai acabou de se tornar administrador. Em um clima de intensas disputas políticas, a família é vítima de traição, e Paul e sua mãe embarcam em uma jornada para salvar suas vidas e reconquistar o poder da casa Atreides.
Baseado na obra de Elena Ferrante, A Filha Perdida é um drama estrelado por Olivia Colman. No longa, Leda é uma mulher de meia-idade que tira férias sozinha em uma cidade costeira da Itália, após suas filhas irem passar uns dias com o pai. No lugar, ela conhece uma mãe que se sente sufocada pelo peso da maternidade e que, aos poucos, vira uma obsessão para a protagonista, despertando lembranças de quando suas próprias filhas eram pequenas.
Baseado no musical teatral biográfico de mesmo nome, Tick, Tick… Boom! tem direção de Lin-Manuel Miranda (roteirista de Hamilton). Nesse longa, conhecemos Jon, um jovem que às vésperas de fazer 30 anos trabalha em uma lanchonete e persegue o sonho de escrever um grande musical. Há oito anos escrevendo e reescrevendo o roteiro da peça, ele de repente se vê esmagado pela pressão de produzir algo incrível.
Também baseado em uma peça musical (de Hudes e Lin-Manuel Miranda), Em Um Bairro em Nova York tem como protagonista Usnavi, o dono de uma mercearia que vive em Washington Heels, uma comunidade latina da cidade de New York. Nesse local, somos apresentados às diferentes vivências de seus moradores, tendo em foco seus sonhos, suas dificuldades, a maneira como celebram sua cultura e o orgulho de suas raízes.
Filme de abertura do Festival de Cannes 2021, Annette é um drama musical. O título gira em torno de um casal, um comediante de stand-up e uma cantora de ópera, que são extremamente apaixonadas e que se complementam em suas diferenças. Tudo muda, porém, quando nasce a primeira filha do casal, uma garota com um dom especial que transforma seus destinos.
Filme que conta a história de origem de Cruella de Vil, vilã que se imortalizou no filme 101 Dálmatas, da Walt Disney, Cruella é protagonizado por Emma Stone. Ambientada nos anos 70, em Londres, a produção mostra a ascensão de uma jovem, perversa e destemida designer, que ao se aliar a dois ladrões e topar com uma lendária e assustadora baronesa em seu caminho, dá voz ao seu lado mais maligno.
Animação musical da Disney, Encanto possui canções de Lin-Manuel Miranda. Ambientado na Colômbia, o longa conta a história da garotinha Mirabel, uma menina que mora com sua família extraordinária em uma casa escondida nas montanhas. Diferente de todos eles, Mirabel é a única a não ter um dom mágico, algo que lhe aflige, mas que a menina decide encarar de frente quando a magia do local em que mora é ameaçada e ela se vê como única esperança da família.
Longa-metragem em preto e branco, Identidade foi lançado no Festival de Cinema de Sundance. No título, ambientado nos anos 20, conhecemos duas mulheres negras de pele clara que estudaram juntas quando pequenas e se reencontraram muito anos depois, já adultas. Uma delas é muito orgulhosa de suas raízes e vive imersa na cultura afro-americana, enquanto a outra, pelo seu tom, se passa por branca em meio a sociedade. Mesmo tão diferentes, elas se aproximam e se reconectam, enquanto tentam entender as motivações uma da outra.
Animação da Pixar, Luca foi lançado exclusivamente no Disney+. A fantasia conta a história de Luca, um garotinho que no mar é um monstro marinho e, em terra, uma criança humana. Quando ele descobre seus poderes de transformação, topa explorar uma cidade da Riviera Italiana com seu amigo monstro Alberto e sua amiga humana Giulia, vivendo um verão inesquecível.
Ambientado na terra fictícia de Kumandra, Raya e o Último Dragão é uma animação da Disney. A aventura se passa em um reino cuja civilização costumava venerar dragões e suas magias, mas que, com o passar dos anos e o desaparecimento das criaturas, se dividiu e enfraqueceu, passando por um período de trevas. É nesse cenário que Raya, uma guerreira que sonha em restaurar a paz no local, decide partir em uma aventura para encontrar o último dragão ainda vivo.
Título original do Apple TV+, O Canto do Cisne é um drama de ficção científica. Na história, conhecemos um homem prestes a realizar o sonho de ser pai. Apaixonado e dedicado à sua família, ele tem medo do futuro a eles reservado, já que sofre de uma doença terminal da qual a família não sabe. Sem saber o que fazer, ele procura um laboratório que oferece uma solução experimental, na qual ele será clonado e, a cópia, munida de todas as suas lembranças, ocupará seu lugar na vida daqueles que ama.
Drama biográfico, Being the Ricardos conta a história da estrela de TV Lucille Ball. Focado em seu casamento com o produtor Desi Arnaz, o longa mostra a relação que os dois possuíam dentro e fora dos palcos, no qual trabalhavam juntos no sitcom I Love Lucy, um dos maiores até hoje da TV americana.
Baseado na peça homônima de William Shakespeare, A Tragédia de Macbeth é o primeiro filme solo de Joel Coen, que se tornou bastante famoso na indústria pelos filmes dirigidos ao lado de seu irmão. No longa, quando o lorde Macbeth retorna da guerra em que estava, é abordado por três feiticeiras que profetizam que ele será o novo rei da Escócia. Deslumbrado pela visão, ele planeja com sua mulher assassinar o atual governante, garantindo assim que o seu destino seja cumprido.
Com um elenco para lá de estrelado, Não Olhe Para Cima é uma produção original da Netflix. O filme segue os passos de dois astrônomos que fazem uma chocante descoberta: um cometa de enorme poder de destruição está vindo em direção à Terra. Ignorados ao tentarem alertar a presidente, eles partem em busca da atenção da mídia, causando um frisson nas redes sociais.
Vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival Internacional de Cinema de Veneza, A Mão de Deus é um drama italiano. Ambientado na Nápoles dos anos 80, o título gira em torno de Fabietto, um jovem sem muitos amigos, que admira as belezas inesperadas da vida. Cercado por uma rotina tranquila, ele é abatido por uma tragédia, que traz tristeza à sua tão ensolarada existência e incertezas ao seu futuro.