Desde o início do ano o Pantanal tem sofrido com os incêndios e por causa disso o governo do estado decretou situação de emergência. No vizinho Mato Grosso, a situação também é preocupante, a maior área de concentração de onças-pintadas do mundo está sendo consumida.
Dados divulgados pelo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos incêndios florestais do Ibama em 2020 mostram que a área queimada no Pantanal já passa de 2,3 milhões de hectares, sendo 1,2 milhão em Mato Grosso e mais de 1 milhão em Mato Grosso do Sul.
Na região de Corumbá foram ao menos dois incêndios no fim de semana e, como não chove há cerca de 20 dias na região, o fogo se alastra mais rapidamente com o tempo seco.
Nas redes sociais a comoção é registrada pela população que publica imagens assustadoras das queimadas e da terra arrasada. Animais mortos e feridos, ou fugindo do caos dos incêndios mostram a tristeza que se tornou o belo Pantanal.
O cantor João Bosco, dupla de Vinicius, postou um vídeo e um pedido em suas redes sociais "O meu, o seu, o nosso pantanal pede socorro".
Outra preocupação é com as nascentes, no último final de semana o incêndio chegou até o Parque Estadual das Nascentes do Taquari, nos municípios de Alcinópolis e Costa Rica. É a principal transição entre as vegetações de cerrado e do Pantanal, a região integra a bacia hidrográfica do Araguaia o que a torna um dos mais importantes corredores naturais e biodiversos.
Mais uma vez nossas riquezas estão sendo consumidas por ações realizadas por nós homens. Ao ascender uma fogueira para se aquecer ou queimar um pasto você pode estar causando o caos para centenas de milhares de animais e para a humanidade. Um simples foco pode se tornar um incêndio que consome mais 2,3 milhões de hectares, como o atual.