O rapper douradense Miliano Mc lançou ontem, 29 de outubro de 2024, o clipe oficial da música Monges e Vândalos em seu canal no YouTube. A faixa, já disponível em diversas plataformas de streaming, mescla rap e uma melodia suave para explorar as contradições e proximidades entre a busca por paz interior e a luta por mudanças sociais. (Veja o clipe ao final do texto)
A inspiração para a letra veio das ilustrações do multiartista campograndense Diego Verme, grafiteiro, tatuador e músico. Uma imagem marcante de um monge com máscara de gás em um cenário apocalíptico chamou a atenção de Miliano e capturou a essência de Monges e Vândalos.
Para o clipe, o diretor Fabrício Borges, da produtora Punto Áureo Audiovisual, buscou inspiração no universo cinematográfico de Christopher Nolan, especialmente em Inception – A Origem: “Nossa inspiração parte da música do Miliano e busca referências no filme, que aborda a dualidade de mundos invertidos”, explicou.
Produzida por Freitera, músico de São Paulo, Monges e Vândalos surgiu a partir de um beat que ele enviou ao rapper. Miliano logo desenvolveu a letra, mas sentia que o refrão precisava de um timbre mais melodioso. Para isso, convidou LuMacê, cantora de Dourados, para emprestar sua voz ao refrão: “Ela foi super receptiva. A Luana canta muito, e logo gravamos a guia, que é uma primeira versão que orienta a gravação”, contou Miliano.
A produção do clipe ganhou impulso com o financiamento da Lei Paulo Gustavo. Miliano e a equipe da Punto Áureo, liderada por Fabrício Borges e Tatiana Varela, inscreveram o projeto e conseguiram os recursos necessários para um roteiro complexo e envolvente. As filmagens ocorreram na Casa Chakra, na Tchibum e no estúdio Punto Áureo, com figurinos criados pela própria equipe.
A produção musical ficou nas mãos de Freitera, que tocou guitarra, baixo, teclas e escaleta, além de trabalhar na mixagem. A masterização ficou por conta de Jazzie, do estúdio NoiseBox, e as vozes foram captadas no estúdio NoPV, em Dourados, com PV Sanches.
Destacando o compromisso com a acessibilidade, o clipe conta com tradução da letra para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada por Ana Paula Oliveira Fernandes, professora com deficiência auditiva. A interpretação sensível de Ana Paula traduz a potente mensagem de Miliano em Libras.
Miliano, conhecido também por suas vitórias em batalhas de rap no Mato Grosso do Sul, comentou a experiência: “Foi muito trabalhoso, mas também muito divertido. Aprendi muito com todos os envolvidos, tanto na parte musical quanto na produção do clipe. Estou muito feliz com o resultado e com a energia positiva que o trabalho trouxe. É gratificante receber elogios e saber que nossa arte tocou as pessoas. Isso nos dá ainda mais gás para continuar.”
Com essa produção cuidadosamente elaborada, Miliano Mc oferece uma obra que transcende a música, convidando todos a refletirem sobre lutas pessoais e coletivas. O clipe já está disponível no canal oficial do artista no YouTube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=K9fxihXsDm8.
Ficha Técnica – Monges e VândalosVocal: Mc Miliano (@milianomc)
Vocal: LuMacê (@realmenteluana)
Produção Musical e Arranjo: Freitera (@gomes_freitera)
Instrumentos: Beat/Guitarra/Baixo/Teclas/Escaleta – Freitera
Vozes captadas: PV Sanches (@pvsanches) no estúdio NO PV (@nopvproducoes)
Mixagem: Freitera
Masterização: Jazzie (@jzzy.noise) no estúdio NoiseBox (@noise.br)
Produção Audiovisual: Punto Áureo (@puntoaureo)
Direção: Fabrício Borges (@f_storm) e Tatiana Varela (@tatiana_varela_besteiro)
Roteiro: Fabrício Borges, Tatiana Varela e Mc Miliano
Fotografia e Cinegrafia: Fabrício Borges e Tatiana Varela
Edição: Tatiana Varela
Figurino: Tatiana Varela e Mc Miliano
Acessibilidade: Ana Paula Oliveira Fernandes (@anapaulafernandes5454)