A Câmara de Dourados aprovou e o município agora terá o "Dia Municipal do Hip Hop" e a "Semana Municipal do Hip Hop". A lei foi aprovada em 2º turno pelos vereadores da segunda maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul na última segunda-feira (27).
O dia municipal do Hip Hop foi incluído no Calendário Oficial do Município de Dourados e será comemorado, anualmente, no dia 11 de agosto. A data é simbólica, já que o primeiro grande movimento ocorreu há 50 anos, um edifício de 102 unidades, situado no número 1.520 da Avenida Sedgwick, testemunhou grande mobilização para marcar a volta às aulas em Nova York, nos Estados Unidos.
A mesma legislação determina a instituição da “Semana Municipal do Hip Hop”, que ocorrerá na semana em que o dia 11 de agosto coincidir. Na ocasião deverão ser promovidas atividades culturais, artísticas e educativas, com a intenção de difundir e valorizar a cultura hip hop em Dourados.
História
A origem da cultura hip hop está relacionada com as festas organizadas no início da década de 70 por jovens afro-americanos que residiam no bairro do Bronx, em Nova York. Embora esse tenha sido um processo lento, um desses eventos é hoje celebrado como pedra fundamental. Em 11 de agosto de 1973,
No Brasil
DJ, MC, grafitti e breaking. Esses são os quatro pilares da cultura hip hop, que nasceu no Bronx, em Nova York, em meados de 1973. O movimento chegou no Brasil em 1980, especificamente em São Paulo, cidade chamada de "berço do hip hop" - por conta dos encontros que aconteciam na Rua 24 de Maio e na Estação São Bento do Metrô. Foi nela que muitos grupos se organizaram e, consequentemente, a cultura atingiu outras cidades da capital paulista.
Em Dourados
O Hip hop douradense tem crescido e conta com nomes como o rapper campeão nacional do Duelo de MC’s, Miliano, que é referência na batalha de rimas. GB King, LaBrysa, Pretisa e Danlitros esbanjam potência e elevam a cultura Hip Hop, com músicas autorais, batalha de MCs e mensagens de combate ao racismo.
Semanalmente, eventos de rima acontecem na cidade, destaque para a "Batalha do 50", que acontece na Praça do Cinquentenário, e a do "Centrão", que acontece às terças na Praça Antônio João. Também em Dourados acontece a "Batalha do C3", na Praça do Canaã III, a "Batalha dos Ipês", no Parque dos Ipês, e por fim, a "Batalha do Lago", no Parque do Lago.