O Governo do Estado reuniu força-tarefa no combate aos incêndios florestais que atingem o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e propriedades rurais dos municípios de Alcinópolis e Costa Rica. O fogo começou no Mato Grosso (município de Alto Taquari) e atingiu a região norte da Unidade de Conservação no dia 9 de setembro.
Até a noite de sexta-feira (10), um total de 8.875 hectares já haviam sido queimados pelas chamas, sendo 4,5 mil hectares dentro da área compreendida pelo Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e os pouco mais de 4 mil restantes, dentro das propriedades rurais vizinhas à Unidade de Conservação administrada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
A força-tarefa reúne a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Imasul, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, além do apoio do ICMBio, as prefeituras municipais de Alcinópolis e Costa Rica e das indústrias do setor de bioenergia instaladas na região.
“Hoje amanhecemos com a cidade de Corumbá totalmente coberta por fumaça oriunda do Norte de Mato Grosso do Sul. Em Alcinópolis, estamos com duas aeronaves operando, com Corpo de Bombeiros, o apoio do setor de bioenergia da região, as duas prefeituras no intuito de controlar o incêndio que atingiu o Parque as propriedades rurais vizinhas”, comentou o secretário Jaime Verruck neste sábado (12).