Os amantes da pesca tiveram nestes sábado (28) e domingo (29) o último fim de semana completo com o exercício da atividade liberado em Mato Grosso do Sul. O período de defeso da Piracema – quando as espécies de peixes se reproduzem – começa a zero hora do primeiro domingo de novembro, dia 5, em todo território estadual.
O pescador esportivo Adriano Moreno aproveitou bem este último período. Ao sair para pescar com os amigos no Rio Dourados, na região de Fátima do Sul, teve a grata felicidade de ter fisgado um surubim pintado de 1,78 metro.
"É um momento único, uma experiência emocionante, não tem como explicar. Quem gosta de pescaria sabe que fisgar um peixe desses não tem preço", disse Moreno.
Adriano é pescador esportivo e logo após o registro fotográfico já fez a soltura da matriz. Esse foi o maior exemplar fisgados nos rios de Mato Grosso do Sul em 2018 e um dos maiores já registrados.
A soltura dos peixes acima da medida permitida é fundamental para a preservação da fauna dos rios, visto que são essas matrizes que vão se reproduzir e garantir a continuidade da espécie. Assim os pescadores terão o prazer de encontrar exemplares como este no futuro.
Os gigantes pintados são comuns na região da chamada Barra Dourada, o encontro dos rios Brilhante e Dourados em Mato Grosso do Sul, onde regularmente são registradas capturas desses "dinossauros" das águas.
"Ele tem um dorso e flancos com tons de cinza, que estão marcados por várias pintas negras arredondadas, o que lhe deu o nome de "pintado". Tem a cabeça alongada e achatada, que chega a ter cerca de um terço de seu corpo", relata o jornalista Cassius Morais, da rede Vitrina da Pesca, especialista em pesca esportiva.
O Pseudoplatystoma corruscans (Spix & Agassiz, 1829), popularmente conhecido como pintado, surubim, surubim-pintado, dentre outros, é uma espécie de peixe de água doce amplamente distribuída nas bacias dos rios São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai. A espécie pode pesar até 100 quilos.