Nesta quinta-feira (20) Palmeiras e São Paulo dão o pontapé inicial na decisão do Campeonao Paulista 2021 e se enfrentam no Allianz Parque pelo jogo de ida. Está é a primeira vez, em 29 anos, que os dois rivais se reencontram numa final de estadual - a última foi em 1992 - e algumas coincidências tornam este clássico ainda mais interessante.
Na última oportunidade, por exemplo, o São Paulo era o atual campeão da Conmebol Libertadores e também estadual. Agora, em 2021, quem possui estes mesmos títulos é o Alviverde. Além disso, se em 1992 era o clube do Palestra Itália quem vivia uma seca de conquistas - 16 anos - agora é o Tricolor do Morumbi quem não ergue uma taça há bastante tempo - desde 2012, quando faturou a Copa Sul-Americana.
Vale lembrar ainda que, naquela ocasião, quem conquistou o título do Paulistão foi o São Paulo, que venceu os dois jogos, ambos disputados no Morumbi: 4 a 2 e 2 a 1, em período em que ainda tinha Telê Santana como técnico. Veja abaixo todas as coincidências:
Em 1992, o São Paulo venceu a Libertadores ao bater o Newell's Old Boys, nos pênaltis, no Morumbi. A equipe argentina tinha vantagem por ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0. Na partida de volta, o placar se repetiu, desta vez favorável à equipe tricolor, com gol de Raí. A decisão então foi para os pênaltis. O goleiro Zetti pegou a cobrança do zagueiro Gamboa e o Tricolor conquistou o torneio continental pela primeira vez.
No ano anterior, o Esquadrão de Telê já tinha levantado o troféu de campeão paulista, ao vencer o Corinthians na final por 3 a 0 com três gols de Raí.
O ano de 2020 começou com o título Paulista na final contra o Corinthians, no Allianz Parque. O jogo terminou em 1 a 1 no tempo normal, com gols de Luiz Adriano e Jô. Nos pênaltis, o Verdão venceu por 4 a 3, com destaque para o goleiro Weverton, que na ocasião, foi decisivo ao defender duas cobranças.
Na Libertadores, o Alviverde enfrentou o Santos, em jogo único no Maracanã. Em uma final emocionante, o gol do título do Palmeiras só veio aos 53 minutos do segundo tempo, quando o herói improvável Breno Lopes fez de cabeça e conquistou o bicampeonato do clube no torneio continental.
Em 1992, o Palmeiras não ganhava uma taça há 16 anos. A última conquista da equipe alviverde havia sido o Campeonato Paulista de 1976, o último título do ídolo Ademir da Guia no clube.
Já o São Paulo, não sabe o que é levantar um troféu há quase 9 anos, quando venceu a Copa Sul-Americana de 2012. Quando o assunto é estadual, o jejum é maior ainda. O Tricolor não vence a competição há 16 anos. A última vez foi em 2005 sob o comando de Emerson Leão.
O português Abel Ferreira desembarcou no Brasil e em apenas três meses de trabalho entrou para a história do clube alviverde. Levantou a taça da Libertadores no Maracanã, título que só o ídolo palmeirense Felipão conquistou. Equilibrado financeiramente, o Palmeiras conquistou, além do torneio continental, o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e chegou pelo segundo ano seguido à final do estadual. Liderados por Weverton, Gustavo Goméz e Felipe Melo, o time do momento ainda conta com o talento das crias da Acadêmia e uma dupla de ataque pra lá de entrosada: Rony e Luiz Adriano.
No início da década de 90, o Tricolor de Telê Santana tinha craques como Zetti, Cafu, Antônio Carlos, Müller e Raí e assim como o Palmeiras é hoje, era o ''bicho papão'' na época. O temido Time do Morumbi enfileirou taças: Paulista (1991), o Brasileiro (1991) e Libertadores (1992).