É do Capão Redondo, uma das regiões mais violentas de São Paulo, que vem uma das grandes promessas do atletismo brasileiro. Caçula dentre seis irmãos, Vanessa Sena foi descoberta num torneio escolar e, hoje, aos 17 anos, é um dos destaques da delegação convocada para o Mundial de Atletismo Sub-20 de Cali, na Colômbia. Representado por 37 atletas - 19 mulheres e 18 homens -.
Com apenas 17 anos, Vanessa já soma marcas expressivas na carreira, principalmente no salto em distância, sua principal prova. Campeã da Gymnasiade (Mundial Escolar), em maio, ela competirá ainda no revezamento 4x100m feminino no Mundial de Cali.
- Comecei a praticar atletismo na escola com a minha professora de educação física, a Eliane. Aí teve uma competição no Centro Olímpico e o meu treinador, Alexandre Moratto, me viu competindo no salto em altura e me chamou para treinar com eles. Vai ser o meu segundo Mundial, porque no mês passado eu disputei o Mundial Escolar. Estou bem animada e bem confiante. Me sinto preparada para dar o meu melhor e buscar uma medalha - disse a saltadora.
Ainda morando com os pais no Capão Redondo, Vanessa treina no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na Vila Clementino, a 20km da sua casa. Estudante do 2º ano do ensino médio, ela gosta de aproveitar os momentos de folga ao lado dos amigos.
- Sou bem tranquila e gosto de aproveitar esses momentos fora das competições para estar com os meus amigos, sair com eles. Vida de atleta é muito corrida e a gente acaba ficando muito tempo sem encontrar o pessoal - contou.
Com 6,35m como melhor marca pessoal no salto em distância, ela desistiu de disputar os 200m rasos no Mundial de Cali, apesar de ter se classificado para a prova. A meta é saltar 6.40 na Colômbia para alcançar o pódio.
- Como as provas dos 200m e do salto em distância estavam muito próximas uma da outra, a minha comissão técnica achou melhor que eu participasse só de uma delas. Vou dar o meu máximo na Colômbia, mesmo porque eu tenho conseguido boas marcas nas minhas últimas competições. Acho que saltando 6,40m eu consigo uma medalha - destacou.
O Brasil inicia a sua trajetória na competição nesta segunda-feira (01). O evento, que vai até sábado, terá transmissão ao vivo no sportv2.