Já classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores, o Grêmio recebeu o América de Cali (Colômbia), em Porto Alegre, e empatou em 1 a 1 nesta quinta-feira (22).
Com este resultado a equipe comandada pelo técnico Renato Gaúcho garantiu a primeira posição do grupo E com 11 pontos. O outro classificado da chave foi o Internacional, que perdeu de 2 a 1 para a Universidad Católica (Chile) nesta quinta.
Após um primeiro tempo muito igual, no qual a equipe de Porto Alegre não aproveitou as oportunidades que criou, o Tricolor tem a oportunidade de abrir o placar logo aos 5 minutos da etapa final, quando o juiz marca pênalti em cima de Luiz Fernando.
Mas o meia Robinho bate muito mal e o goleiro Graterol defende. E, como diz o ditado, quem não faz leva. E é isso que aconteceu no lance seguinte, quando Vergara cruza na área gremista para Kannemann cortar errado e marcar contra.
A partir daí o América começa a amarrar a partida, e acaba punido no último lance, já nos acréscimos. O juiz marca pênalti após Velasco tocar a bola com a mão. Diego Souza vai para a cobrança, com paradinha, e não falha para fazer o gol do empate final.
Com este resultado a equipe colombiana acaba na quarta posição da chave, ficando de fora tanto da Libertadores como da Sul-Americana, para a qual foi o terceiro colocado do grupo, a Universidad Católica.