Em uma classificação movimentada neste sábado no GP do Azerbaijão, foi Charles Leclerc, da Ferrari, quem levou a melhor, garantindo com a marca de 1m41s218 sua segunda pole position de 2021 - a primeira em Mônaco. A sessão, que chegou a ser interrompida três vezes com as batidas de Lance Stroll, Antonio Giovinazzi e Daniel Ricciardo, esquentou nos últimos dois minutos até Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, acionar a bandeira vermelha que encerrou o classificatório precocemente. Companheiro de Leclerc, Carlos Sainz também bateu no final, mas garantiu a quinta colocação.
Sem tempo para novas tentativas, Lewis Hamilton, da Mercedes, completa a primeira fila do grid de largada, anotando 1m41s450. Max Verstappen, da RBR, foi o terceiro colocado a 0s3 do monegasco e largará ao lado de Pierre Gasly, da AlphaTauri, líder do último treino livre em Baku.
Lando Norris, sexto colocado, será investigado por desrepeitar uma das bandeiras vermelhas da sessão. Sergio Pérez, colega de Verstappen na RBR, classificou-se em sétimo lugar à frente de Tsunoda, que apesar da batida, manteve a oitava colocação seguido por Fernando Alonso, da Alpine - em seu melhor sábado até agora. Em um dia discreto, Valtteri Bottas, colega de Hamilton na Mercedes, completou as dez primeiras posições.