A Intel anunciou, nesta quarta-feira, o Intel World Open, campeonato online de eSports que conta com apoio do Comitê Olímpico Internacional (COI) e cujas finais regionais serão realizadas às vésperas das Olimpíadas de Tóquio. O evento será formado por disputas no Rocket League e no Street Fighter V, divididas em diferentes regiões do mundo. A premiação total é de US$ 500 mil (R$ 2,7 milhões), sendo metade para cada jogo.
As qualificatórias abertas e fechadas estão programadas para 1º de junho a 4 de julho. As finais regionais serão disputadas de 11 a 14 de julho (Rocket League) e de 16 a 21 de julho (Street Fighter V), dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio (23 de julho).
O Brasil e a América do Sul estão contemplados entre as regiões participantes do Intel World Open. As inscrições podem ser feitas no site oficial da competição entre os dias 15 e 31 de maio. Para participar, é necessário ter no mínimo 15 anos de idade (Rocket League) ou 16 anos (Street Fighter V). As qualificatórias podem ser jogadas em qualquer plataforma no Rocket League, mas apenas no PC e no PS4 para o Street Fighter V.
Essa é mais uma aproximação do COI com o esporte eletrônico. Em abril, a entidade anunciou o Olympic Virtual Series, primeiro evento de eSports organizado por ela, o qual será disputado em cinco simuladores de esportes tradicionais, entre os dias 13 de maio e 23 de junho. Já a parceria do COI com a Intel é mais antiga - o Intel World Open segue os moldes da IEM Pyeongchang, campeonato de Starcraft 2 realizado às vésperas das Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang 2018 e vencido pela canadense Sasha "Scarlett".