Principal campeonato do cenário competitivo de League of Legends, o Worlds 2020 – o Mundial de LoL – terá início no dia 25 de setembro, em Xangai, na China. Contando com 22 organizações de 11 competições diferentes, o torneio começará pela Fase de Entrada (Play-in), que definirá os últimos classificados para a etapa de Grupos da competição. A INTZ, campeã do CBLoL, será o único time a representar o Brasil no Mundial e precisará passar pela Fase de Entrada para chegar à Fase de Grupos.
O Worlds 2020 chegou a ser colocado em xeque por conta dos impactos gerados pela pandemia do coronavírus e pelo cancelamento, em abril, do Mid-Season Invitational (MSI). Porém, em agosto, a Riot Games confirmou a realização do torneio de forma presencial, com algumas adaptações de local e formato. Confira um guia completo sobre o Mundial de LoL e as mudanças para a edição 2020 do campeonato.
Normalmente, o Mundial de LOL é realizado em três ou quatro cidades diferentes – Berlim, Madri e Paris foram palco do torneio no ano passado. Porém, as medidas de segurança impostas pelo coronavírus restringiram o espaço de disputas neste ano, com apenas Xangai sendo escolhida para sediar o evento.
A fase final do evento será realizada no Estádio Pudong, arena recém-construída, com capacidade para mais de 33 mil pessoas e que será palco da Copa da Ásia em 2023. Por enquanto, a Riot não confirmou se a grande decisão poderá contar com a presença de torcedores, que foram vetados das etapas iniciais.
Ao todo, 24 equipes participariam do torneio, com China e Europa tendo quatro times qualificados para o Mundial, a América do Norte e a Coreia do Sul contando com três equipes e a PCS (Taiwan , Hong Kong e sudeste asiático) sendo representadas por duas.
Porém, as duas equipes do Vietnã não participarão mais da competição, devido às restrições de viagem no país como efeito da pandemia do coronavírus. Dessa forma, apenas 22 dois times estarão presentes em Xangai.
A INTZ será a única equipe representante do Brasil no campeonato. Esta será a segunda vez que os Intrépidos, classificados também em 2016, disputam o principal torneio do cenário de LoL.
LCS (América do Norte):
LEC (Europa):
LCK (Coreia do Sul):
PCS (Região do Pacífico):
LPL (China):
VCS (Vietnã):
CBLOL (Brasil):
LCL (Rússia):
LJL (Japão):
LLA (América Latina):
OPL (Oceania):
TCL (Turquia):
Formato
Fase de Entrada
Por conta da pandemia do coronavírus e da ausência dos times da VCS, o formato do campeonato sofreu algumas alterações. Dez times participarão da Fase de Entrada do Mundial, fazendo com que todas as três equipes da Coreia do Sul já tenham vaga garantida na Fase de Grupos – inicialmente, apenas dois times do país já estariam classificadas.
As equipes da Fase de Entrada serão divididos em dois grupos de cinco, com todos jogando entre si dentro da chave. Os primeiros colocados de cada grupo estão automaticamente garantidos na Fase de Grupos, enquanto os últimos serão eliminados. Os terceiros e quartos colocados jogam uma MD5 entre si dentro do grupo e, quem vencer, pega o segundo da outra chave, valendo vaga – ao todo, quatro times da Fase de Entrada avançam no torneio.
As equipes da Fase de Entrada são LGD Gaming (China), MAD Lions (Europa), Team Liquid (Estados Unidos), PSG Talon (Região do Pacífico), Unicorns of Love (Rússia), Rainbow7 (América Latina), Legacy Esports (Oceania), Papara SuperMassive (Turquia), V3 Esports (Japão) e INTZ (Brasil).
Fase de Grupos
Na Fase de Grupos do Mundial, as 16 equipes (os 12 que estavam de stand by somados aos quatro classificados da Fase de Entrada) serão divididos em quatro grupos. Dentro das chaves, os times jogam em ida e volta, com os dois melhores de cada grupo avançando no torneio. A partir daí, as equipes passam por quartas-de-final e semifinal até chegarem à grande decisão.
Cronograma
As datas de cada etapa do Worlds 2020 foram reveladas durante uma conferência da Tencent, dona da Riot, em seu evento anual, o Tencent Global Esports Summit, e confirmadas pela Riot. Confira o cronograma:
Premiação
O prêmio total para o Campeonato Mundial de League of Legends de 2020 ainda não foi confirmado, como de costume: a Riot Games ainda precisa adicionar uma porcentagem da receita das vendas do jogo à premiação mínima.
A forma como o prêmio será divido entre os participantes, entretanto, já foi divulgada e contará com algumas mudanças em relação ao Mundial do ano passado. Segundo a Riot, para criar uma estrutura mais justa, o prêmio do primeiro lugar será reduzido e alocado para os outros finalistas, de forma a distribuir melhor o prêmio do Mundial com os competidores restantes, que não se beneficiam da venda das skins do Mundial.
Embora os times do Vietnã não integrem mais o grupo de participantes do campeonato, a Riot Games dará parte da premiação do Mundial para as duas equipes que representariam o país, como forma de minimizar o impacto da ausência dos times.
INTZ
A delegação da INTZ para o Mundial conta com oito integrantes: os cinco titulares Rodrigo "Tay" (topo), Diogo "Shini" (caçador), Bruno "Envy" (meio), Micael "micaO" (atirador) e Ygor "RedBert"(suporte), o atirador reserva Guilherme "Mills", o técnico Lucas "Maestro" e o manager Vinícius "Mortal".
A equipe garantiu vaga no Mundial ao se sagrar campeã do CBLOL, vencendo a paiN Gaming por 3 a 1 na final MD5, no início do mês, e se isolando como a maior vencedora do torneio nacional.
Os campeões
A equipe atual campeã do Mundial de LoL é a FunPlus Phoenix, da China. A organização derrotou a G2 Esports na final do ano passado, em Paris, tornando-se o segundo time chinês a erguer a Taça do Invocador. A equipe não poderá defender seu título no Wolrds 2020, após não conseguir se classificar para o torneio.
A T1 (anteriormente SK Telecom) é a equipe com mais títulos do Mundial de LoL, com três conquistas. Já a Coreia do Sul é o país mais vitorioso da história da competição, que teve sua primeira edição em 2011.