O Grêmio deu um grande passo para confirmar o sétimo título na "era Renato Portaluppi". A equipe tricolor foi ao Estádio Centenário nesta quarta-feira (26) à noite e bateu o Caxias por 2 a 0, gols de Pepê e Everton, pela primeira partida da final do Campeonato Gaúcho.
Com o resultado, o Grêmio pode até perder por um gol que garante o caneco no próximo domingo (30), em jogo marcado para a Arena tricolor, às 16h, em Porto Alegre. O Caxias precisa vencer por dois gols para levar a decisão aos pênaltis ou por três para ser campeão.
A vantagem da equipe de Renato Gaúcho começou a ser construída com Pepê. Logo aos sete minutos, ele recebeu livre dentro da área, dominou e bateu na saída do goleiro.
Foi o quarto gol do atacante na temporada, que, assim, deixou o antecessor Everton para trás. O 'Cebolinha' marcou três vezes em 2020 antes de se transferir para o Benfica.
A história do jogo poderia ter sido diferente no segundo tempo. O Caxias voltou melhor e chegou a empatar a partida, aos 15, em cobrança de falta de Ivan que teve desvio de Bruno Ré. Mas o lateral-esquerdo estava impedido, e por isso o lance foi anulado com ajuda do árbitro de vídeo.
O Caxias murchou depois do gol anulado e tomou um golpe duro na reta final do jogo. Everton, que tinha entrado na vaga de Pepê, machucado, acertou um belo chute no ângulo esquerdo, após cobrança de escanteio, e definiu a vitória por 2 a 0.
Foi o primeiro gol do novo camisa 11 gremista, contratado do São Paulo em troca com o atacante Luciano. Nos minutos finais, Renato Gaúcho ainda promoveu a estreia do meia Robinho, dispensado pelo Cruzeiro durante a pandemia e inscrito a tempo de atuar no estadual.