Em uma partida emocionante válida pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Botafogo visitou o Grêmio na noite deste domingo (09/7) e saiu vitorioso. O Alvinegro carioca suportou a pressão do adversário no primeiro tempo e garantiu a vitória nos 15 minutos finais do jogo.
O Grêmio iniciou a partida ditando o ritmo de jogo e apresentando maior criatividade no primeiro tempo, criando boas oportunidades de gol devido às dificuldades de marcação da equipe alvinegra. Aos 22 minutos, o atacante uruguaio Luis Suárez chutou com perigo de dentro da área, mas a bola foi para fora. Poucos minutos depois, o Botafogo teve a melhor chance de abrir o placar em uma cobrança de falta, com o meia Eduardo levantando a bola para Cuesta, que cabeceou para Tiquinho marcar. No entanto, o VAR interveio e anulou o gol, alegando impedimento de Cuesta na jogada. O Grêmio continuou pressionando, porém não conseguiu converter as oportunidades em gols.
No segundo tempo, o Tricolor gaúcho continuou enfileirando chances de marcar. Aos quatro minutos, o uruguaio Suárez acertou a trave do goleiro Lucas Perri com um forte chute. Aos 28 minutos, Perri fez uma grande defesa em outro chute de Suárez. No entanto, aos 29 minutos, foi o Botafogo quem abriu o placar. Di Plácido cruzou para Eduardo dentro da área, que acertou um belo chute de chapa. O gol do Alvinegro abalou a equipe tricolor. Aos 43 minutos, o paraguaio Segóvia interceptou um passe errado do lateral Reinaldo, passou a bola para Marlon, que rolou para Carlos Alberto ampliar a vantagem para o Fogão: 2 a 0.
Com esse resultado, o Botafogo chegou a 36 pontos e manteve a liderança do Campeonato Brasileiro, abrindo uma vantagem de 10 pontos em relação ao segundo colocado, o Flamengo. Por outro lado, o Grêmio perdeu a invencibilidade de 23 jogos na temporada, caiu para a terceira posição na tabela, com 26 pontos, e viu sua série invicta ser encerrada.
Em outros jogos disputados neste domingo, o Santos derrotou o Goiás por 4 a 3 na Vila Belmiro, subindo para a 13ª posição na tabela, com 16 pontos. Já o Goiás continua na zona de rebaixamento, ocupando o 17º lugar, com 17 pontos.
A próxima rodada do Campeonato Brasileiro promete mais emoções e disputas acirradas, à medida que as equipes lutam por seus objetivos na competição.