O Botafogo anunciou na noite desta quarta-feira que renovou o contrato de Gatito Fernández até o fim de 2022. Sem atuar na temporada por uma grave lesão no joelho direito, o jogador que tinha contrato perto do fim aceitou permanecer na equipe por mais uma temporada.
Gatito não entra em campo pelo Botafogo desde setembro de 2020, quando o clube eliminou o Vasco na Copa do Brasil. Com dor no joelho direito causada por um edema ósseo, o goleiro tinha sido convocado pela seleção do Paraguai, mas o departamento médico alvinegro avisou da lesão.
Os paraguaios consideraram que mesmo assim ele poderia ir a campo e foi o que aconteceu, na partida contra o Peru, pelas Eliminatórias da Copa. O quadro se agravou desde então.
A renovação se arrastava desde o início do ano, mas a lesão travou um pouco as conversas. O clube sabia que havia a possibilidade de o paraguaio ser sondado por outras equipes e sair de graça ao fim da temporada.
Em maio, o goleiro passou por uma artroscopia e aos poucos foi retomando o trabalho de condicionamento físico. Com o acesso garantido para a Primeira Divisão, Gatito chegou até a ser relacionado para o último jogo do ano, mas não entrou em campo no empate com o Guarani.
Além de Gatito, o Botafogo tem Diego Loureiro, Douglas Borges e Igo Gabriel como opções para o gol.