A partir de terça-feira (15) até sexta-feira (18), estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 podem se inscrever no no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022, meio utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar estudantes para vagas em cursos nas universidades públicas.
Mato Grosso do Sul conta com três instituições de ensino que aderem ao Sisu para o ingresso de novos estudantes, com 3.110 vagas destinadas a essa modalidade, sendo elas a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) oferta 1.079 vagas. Destas, 534 referem-se à ampla concorrência e 545 para a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). Dos 134 cursos da instituição de ensino superior, 111 participam do Sisu.
Para inscrição, é preciso ter média mínima no Enem acima de 0,01 e cada curso atribui pesos diferentes às áreas de conhecimento (Redação, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias).
O resultado da chamada regular do Sisu 2022 está previsto para 22 de fevereiro. O período de matrícula ou registro acadêmico dos selecionados na UFMS está previsto para 23 a 28 de fevereiro.
Os candidatos que ficarem de fora da chamada regular, podem recorrer à Lista de Espera do Sisu 2022, entre os dias 22 e 28 de fevereiro. Essa lista será utilizada para uma única chamada. Aqueles que ainda assim não forem convocados, podem se inscrever na Lista de Espera da UFMS. As informações referentes à lista devem ser publicadas em editais no site de ingresso da UFMS.
“Assim, os interessados terão chance de serem convocados nas chamadas posteriores da Universidade”, afirma o diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Anderson Araujo.
Informações como, peso das áreas de conhecimento e total de vagas para cada curso ofertado, podem ser consultadas no Termo de Adesão da UFMS, disponível aqui.
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferece 889 vagas em 34 cursos de graduação presenciais. Sendo, 437 vagas de ampla concorrência e 452 vagas ofertadas pela Lei nº 12.711/2012.
Para inscrição, é preciso ter média mínima no Enem acima de 0,01 e a instituição não atribui pesos diferentes às áreas de conhecimento (Redação, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias).
Segundo a instituição, o período de matrícula será de 23 de fevereiro a 8 de março. Os documentos necessários para matrícula na UFGD estão publicados no Edital nº 98/2020, disponível no site da universidade.
Informações como o total de vagas para cada curso ofertado, podem ser consultadas no Termo de Adesão da UFGD, disponível aqui.
Já a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) dispõe de 1.142 vagas para o Sisu, em 58 cursos. Para a ampla concorrência, 697 vagas foram disponibilizadas e 445 para ações afirmativas.
Para inscrição, é preciso ter média mínima no Enem acima de 0,01 e cada curso atribui pesos diferentes às áreas de conhecimento (Redação, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias).
O período para matrícula dos selecionados na chamada regular é de 23 de fevereiro a 8 de março. Os documentos para realização da matrícula devem ser consultados na página da universidade voltada ao Sisu.
Informações como, peso das áreas de conhecimento e total de vagas para cada curso ofertado, podem ser consultadas no Termo de Adesão da UEMS, disponível aqui.