“Não há desenvolvimento sem aprendizado”. Com esta afirmação, o candidato ao governo do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), garante ampliar os projetos para Educação no Mato Grosso do Sul, entre eles, a expansão da rede de escolas em tempo integral, que considera uma das mudanças mais essenciais no ensino público.
Ele também acredita que a modernização das escolas estaduais, o Vale Universidade e a qualificação e valorização dos profissionais da Educação são ações que precisam caminhar juntas, para fortalecer ainda mais o ensino público em no Estado.
“Vamos implementar uma mudança estrutural para o novo ciclo de Educação que vai impactar MS nos próximos dez anos”, garante Riedel.
O Mato Grosso do Sul teve 545.040 alunos matriculados em 2021 no ensino regular - que inclui desde creches até o Ensino Médio e o EJA (Educação de Jovens e Adultos) presencial - nas redes estadual e municipais de educação pública espalhadas pelas 348 unidades escolares dos 79 municípios. O Estado tem 13.7% de sua população com idade entre 16 e 24 anos.
Segundo Riedel, muito foi feito nos últimos sete anos e meio na área da Educação, mas muito há a ser feito ainda. Ele destaca como conquistas, além das escolas de tempo integral, a valorização profissional levou MS a ter um dos maiores salários para os professores da Rede.
“O sul-mato-grossense quer respostas aos seus desafios. E é isso que ofereceremos. Uma gestão focada em resultados e em projetos que reflitam diretamente na vida das pessoas. Na educação, este forma de trabalhar pode ser revolucionária”, afirmou o candidato.