Alunos do curso técnico em segurança do trabalho do Senai de Três Lagoas desenvolveram um repelente sísmico. Trata-se de um equipamento eletrônico que emite para o solo e para estruturas em alvenaria ondas micro vibratórias que simulam um terremoto, criadas a partir de sinais indutivos com tempo, intensidade e intervalos variados para afugentar animais peçonhentos.
O trabalho foi apresentado como projeto integrador, previsto na metodologia Senai de Educação Profissional como forma de conclusão dos cursos.
Segundo a instrutora do Senai de Três Lagoas e orientadora do projeto, Rafaela Laila Cunegundes, no decorrer do desenvolvimento do trabalho, os alunos demonstraram interesse e comprometimento. “Eles compartilharam informações, pesquisaram e trocaram experiências diante das vivências profissionais. Fazer parte desta proposta de trabalho foi gratificante, pois pude aprender e ensinar ao mesmo tempo”, afirmou.
Para o aluno Claudinei Bastos, o projeto permitiu um aprendizado único. “Gostaria de agradecer a oportunidade em poder concretizar um curso na unidade Senai. Pretendo continuar com os estudos e buscar novas oportunidades na área através das oportunidades das indústrias”, disse.
Na mesma linha, o aluno Alessandro Batista ressaltou que todas as expectativas com o curso foram correspondidas. “Obtive conhecimentos tanto teóricos quanto práticos. Pretendo atuar na área e crescer com trocas de experiências e oportunidades”, finalizou.