Uma instituição do porte da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com mais de dois mil colaboradores e oito mil estudantes, realiza diversas atividades de gestão administrativa em seu cotidiano. Praticamente todos os dados sobre a gestão são instruídos por meio de processos administrativos, que ficam registrados no sistema de protocolo eletrônico da universidade e podem ser consultados no Sistema de Serviços Públicos. No entanto, esses processos geralmente usam linguagem técnica e têm muitas páginas, o que dificulta para a maioria da população acessá-los e compreender suas informações. Por isso, desde 2020, a UFGD mantém um Sistema de Dados Abertos, que busca simplificar e dar acesso às informações sobre a gestão da instituição.
Uma comissão foi nomeada recentemente para proceder uma revisão da base de dados. Essa comissão montou um formulário para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para saber que dados são de maior interesse da população. Após a votação, que se encerra em 4 de agosto, a comissão vai solicitar às unidades responsáveis que providenciem o levantamento de dados. Para participar da pesquisa, basta clicar no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScD-Pdr_RuN6yZMa5grH9SB3xRJr7pGUlTv2fAS0ULCq95DNQ/viewform?usp=sf_link
DADOS ABERTOS
A elaboração do Plano de Dados Abertos faz parte das exigências da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, estabelecida pelo Decreto Presidencial Nº 8.777/2016 e pela Resolução Nº 3 de 2017, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA). Essa é uma iniciativa em nível federal, que vem sendo implementada nos órgãos e nas entidades da administração pública, de modo que a população possa ter acesso e compreender como o governo presta seus serviços, atendendo ao caráter de transparência e de participação democrática da gestão das políticas públicas.
Divulgação
De acordo com o Portal Brasileiro de Dados Abertos, um dos princípios dos dados abertos é que eles sejam processáveis por máquina, ou seja, “os dados são razoavelmente estruturados para possibilitar o seu processamento automatizado”. Isso pode acontecer por meio de aplicativos que fazem o tratamento das informações para gerar infográficos ou outros produtos que proporcionem melhor visibilidade ao conteúdo. Exemplos de ferramentas de monitoramento social de dados abertos estão disponíveis em: http://dados.gov.br/aplicativos.