Os cursos de Pedagogia presencial, semipresencial e a distância da UNIGRAN promoveu, dos dias 30 de maio a 1º de junho, a XXVII Jornada Acadêmica, com o tema a ‘Pedagogia e suas Linguagens: Educação Contemporânea’, proporcionando diálogos sobre os diversos campos de atuação do profissional.
Durante a programação, além das palestras, os acadêmicos ouviram relatos de profissionais e estagiários, a respeito das atuações nos programas Pibid – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e RP – Residência Pedagógica.
“A intencionalidade deste evento foi de proporcionar diálogos sobre as vivências e experiências acerca das atuações profissionais do pedagogo. Unimos os relatos de experiência dos professores que atuaram nos subprojetos dos Programas da CAPES – UNIGRAN”, explicou a coordenadora do curso presencial, Elizabete Velter Borges.
Esta edição da Jornada abrangeu todas as modalidades, sendo realizado presencialmente e remotamente, com transmissão on-line, para abranger todos os estudantes. “O planejamento do evento e a execução teve a intencionalidade de atender e acolher todo o acadêmico de Pedagogia, independentemente da modalidade, para que ele pudesse se sentir acolhido, recepcionado e atuante dentro de um evento planejado e organizado para todos. Tivemos a participação de alunos de polo de todos os estados do Brasil, inclusive do exterior, como Alemanha, Espanha, Portugal”, ressaltou Elizabete.
Uma das palestrantes do evento, Jaqueline Pinheiro França é egressa do curso de Pedagogia presencial e, atualmente, trabalha como professora da Educação Infantil no Pará. Com sentimento de gratidão, por voltar, ainda que remotamente, à Instituição que a formou, ela exaltou a participação de ex-alunos do curso no evento, ressaltando que eles têm “elevado o nível da Pedagogia”.
Na palestra, ela abordou o tema ‘Diálogos Educativos referente a Educação Infantil e suas cem linguagens’. “Penso que os futuros profissionais puderam se inspirar nas experiências contadas, nos exemplos, na expectativa e realidade que a profissão passa atualmente e assim estar mais preparado para o mercado de trabalho”, comentou Jaqueline.
A pedagoga ainda lançou o livro ‘Tartaruga Lila: É hora da escola’ durante o evento. A ideia para o material surgiu na pandemia, enquanto ela gravava videoaulas, tendo o objetivo de ofertar um material de qualidade para professores da Educação Infantil do Brasil, que falasse sobre um assunto importantíssimo: a adaptação infantil da criança que nunca foi para a escola.
“Foi uma experiência única compartilhar esse trabalho com mais professores e espero que o livro chegue em mais lugares do Brasil!”, enfatizou Jaqueline França.