No dia 07 de setembro, será realizada uma das principais mobilizações social, onde a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), entidades sindicais, movimentos sociais, Frentes, Fóruns e movimentos populares do Brasil participarão de ações do 26º Grito dos Excluídos.
Neste dia 7 de setembro, eventos e iniciativas nas redes sociais marcam o primeiro Dia D do Grito produzindo materiais de comunicação para divulgar e subsidiar os debates em torno do tema, lema, objetivos e eixos do 26º Grito.
Neste ano, o tema permanente “Vida em Primeiro Lugar” é proposto junto com exigência: “Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos TERRA, TRABALHO, TETO e PARTICIPAÇÃO!”.
“Diante dos desmontes de direitos da classe trabalhadora e ao aumento da repressão do Estado contra as populações mais pobres, este ano o tema do 26º Grito dos Excluídos é: Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação! Temos que estar todos e todas mobilizados(as) no dia 07 de setembro nas redes sociais dando o Grito contra o ódio, a violência e ao desemprego. Todos juntos na mobilização no dia 07 de setembro!”, disse o Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira.
A coordenação informa que, no processo de construção do 26º Grito, muitas ações já estão sendo feitas, sejam virtuais ou presenciais, como as campanhas de solidariedade junto às comunidades e populações que mais sofrem com o impacto da pandemia e suas consequências sociais. Outras ações estão sendo pensadas, como a produção de lives, programas de rádio, vídeos, podcast, roteiro de celebração, spots para a divulgação do tema e lema do Grito.