Nesta quinta-feira (09) cerca de 20 profissionais das escolas municipais Sócrates Câmara, Arthur Campos Mello, Vereadora Albertina Pereira de Matos e Bernardina Correa de Almeida participaram de uma ação para a Doação de Sangue em Dourados.
A ideia partiu do professor Nilson Francisco, diretor da escola Sócrates Câmara, que convidou outros diretores para participarem da campanha. Entusiasmados com a ideia, prontamente convidaram os funcionários administrativos, professores e coordenadores das unidades para se juntarem a eles.
"Eu já sou doador, lembrei essa semana que precisava doar e convidei os colegas para irmos juntos. Espero incentivar a comunidade escolar e a população em geral para que doem sangue", disse Nilson.
A doação é fundamental para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão. Com um gesto solidário e rápido, é possível salvar vidas de várias pessoas submetidas a tratamentos, intervenções médicas, feridos e pacientes de doenças crônicas graves que necessitam de reposição.
"O sentimento de solidariedade, uma ação que parece simples pra gente, mais que é a esperança de muitos. É uma bela iniciativa, a união de todos faz a diferença", ressaltou o diretor Sidnei Moia.
Além de Sidnei e Nilson, participaram os diretores Carlos Alexsandro e Sirléia Marcomini. Todos pretendem realizar mais ações de doação, com a adesão de mais profissionais da educação.
Estoque baixo
Devido ao tempo seco há a diminuição de doadores, com isso a rede Hemosul está com baixo estoque de cinco tipos sanguíneos em todo o Estado. Há ausência de O+, O-, A+, B+ e B-. Historicamente período mais crítico de doações de sangue é entre junho e agosto, em que a queda nas doações pode chegar até 70%, por isso campanhas como esta na retomada das doações em setembro é fundamental.