Alunos da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo estão protagonizando uma importante iniciativa voltada para a promoção de energias renováveis, em alinhamento com o 7º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O projeto é financiado pela FUNDECT/PITEC e busca conscientizar a comunidade escolar e local sobre a importância de transitar para fontes de energia mais limpas e sustentáveis.
Em um momento de busca pelo desenvolvimento sustentável e pela preservação de um meio ambiente equilibrado, para esta e futuras gerações, compreende-se a energia solar como um dos principais meios de energia limpa e sustentável. Esse conceito está no cerne do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS 7), que visa assegurar o acesso confiável, sustentável e moderno à energia para todos e aumentar significativamente a participação de energias renováveis na matriz energética global até 2030.
Com o suporte da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), por meio do Programa de Inovação e Tecnologias Sustentáveis (PITEC), os alunos Maria Eduarda Ganev Marques e Kevin Ywlle Osmar, do 2º ano A do Ensino Médio Integral, desenvolveram um projeto inovador que explora formas de utilizar energias limpas no ambiente escolar. O projeto envolveu diversas atividades, como palestras educativas, oficinas práticas sobre o uso de energia solar e visitas técnicas a empresas do setor.
Segundo a professora orientadora Barbara Saburá, "Este projeto, como iniciação científica, permitiu que os estudantes tivessem um olhar voltado para o desenvolvimento de inovações e para a necessidade de enxergar o mundo como um lugar de desenvolvimento equilibrado, para essa e futuras gerações, onde há equilíbrio na produção e no consumo". Ela complementa que "os estudantes desenvolveram o projeto e o apresentaram a todo o grupo escolar, com a supervisão da professora, com autonomia e interesse, elaborando o artigo e a apresentação e buscando artigos de fundamentação, sendo principal a Constituição Federal".