O Encontro de Coordenadores/as de Graduação e Pós-Graduação da UEMS 2025, realizado entre os dias 31 de março e 2 de abril, encerrou suas atividades com avanços significativos nas discussões sobre o futuro da universidade. O evento, sediado na Unidade de Dourados, contou com a presença do vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, além de secretários de Estado, do reitor Laércio de Carvalho, e da vice-reitora, Luciana Ferreira, pró-reitores, gestores universitários e coordenadores de cursos de todas as Unidades Universitárias que integram a instituição.
O vice-governador José Carlos Barbosa ressaltou o papel estratégico da UEMS como pilar essencial para o crescimento de Mato Grosso do Sul. “Nesse contexto, esse encontro demonstra o compromisso da UEMS em se conectar com as demandas da sociedade. Saúdo a todo o corpo docente e técnico reunido aqui hoje, um encontro que discute o futuro desta extraordinária universidade, a nossa UEMS. Neste evento estão reunidos 'o pulmão e coração' desta instituição e muito me orgulha acompanhar que a UEMS tem se tornado presente, cada vez mais, na vida das pessoas comuns. A concessão de R$12,5 milhões representa a credibilidade desta universidade junto à bancada federal. Programas como o Pantanal TECHMS e o UEMS na Comunidade transformam a realidade de pessoas simples, aproximando-as do conhecimento acadêmico. Nesse contexto, discutir o ensino, a pesquisa e extensão, a internacionalização e a permanência de alunos, por meio de flexibilização e otimização de processos é essencial", discursou Barbosa.
No encontro, Laércio externou aos presentes o agradecimento aos integrantes da Bancada Federal, que concedeu pela quinta vez seguida, uma emenda no valor de R$12,5 milhões. “Apresentamos a demanda para a bancada, é um processo concorrido sendo pleiteado por várias entidades e outras universidades. A análise é realizada de forma conjunta entre os parlamentares federais do MS com o governador de Mato Grosso do Sul. Sabemos que a UEMS tem angariado vitórias devido ao trabalho coletivo de todos os servidores, docentes, técnicos e mesmo os discentes. E temos obtido êxito nesses importantíssimos repasses”, destacou o reitor da UEMS.
A vice-reitora Luciana Ferreira, uma das organizadoras do evento, destacou a abordagem multidisciplinar das discussões. “Trabalhamos desde aspectos didáticos até questões operacionais, sempre com foco em uma formação de excelência. O feedback dos comitês locais foi fundamental para avançarmos em propostas concretas. O Encontro foi produtivo, pois apresentamos o que temos realizado, no recorte pedagógico e acadêmico dos cursos. É um trabalho planejado com foco principal no acesso e permanência de nossos estudantes. O partilhar desse trabalho e a possibilidade das coordenações conhecerem determinados processos da gestão. O impacto do programa de flexibilização , explicou.
Conforme a organização, durante o encontro, foram abordados temas essenciais na busca de soluções para desafios institucionais como: gestão administrativa e acadêmica dos cursos, fluxos e processos que garantam a melhoria contínua da graduação, fortalecimento das ações pedagógicas e acadêmicas, sistema de reconhecimento e renovação de reconhecimentos dos cursos, fluxo para solicitação de concursos e processos seletivos, Atendimento Educacional Especializado, Sistema de Gestão de Projetos de ensino e monitoria, portal do egresso, ingresso e matrícula acadêmica, bancas de verificação fenotípica e o Plano de Gestão da Graduação que está articulado ao Relatório do ENADE (federal), relatório da comissão de avaliação externa (estadual), relatório de autoavaliação do Curso (local) e dados estatísticos educacionais dos Cursos (censo).
Durante o encontro, foram debatidos temas essenciais na busca por soluções para desafios institucionais, tais como: gestão administrativa e acadêmica dos cursos, fluxos e processos para a melhoria contínua da graduação, fortalecimento das ações pedagógicas e acadêmicas, sistema de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos, fluxo para solicitação de concursos e processos seletivos, Atendimento Educacional Especializado, Sistema de Gestão de Projetos de Ensino e Monitoria, portal do egresso, ingresso e matrícula acadêmica, bancas de verificação fenotípica e o Plano de Gestão da Graduação. Este último está articulado ao Relatório do ENADE (federal), ao relatório da comissão de avaliação externa (estadual), ao relatório de autoavaliação do curso (local) e aos dados estatísticos educacionais dos cursos (censo).
Todas essas ações estão diretamente relacionadas ao Programa de Integração, Flexibilização e Internacionalização do Currículo Universitário da UEMS. A discussão sobre esse programa é fundamental para o fortalecimento dos cursos de graduação, garantindo que estejam alinhados com as tendências da formação de profissionais em instituições públicas de ensino superior. Esse modelo de encontro presencial fortalece a graduação, impulsiona avanços na gestão acadêmica e promove a qualidade do ensino. A integração entre os coordenadores e a consolidação de diretrizes inovadoras contribuem diretamente para o desenvolvimento da universidade, assegurando uma formação mais sólida e abrangente para os estudantes.
Pró-reitores reforçam alinhamento entre ensino e pesquisa
O pró-reitor de Ensino, Walter Guedes, enfatizou a necessidade de currículos mais dinâmicos. "A realização deste evento possibilitou uma interação mais dinâmica entre os coordenadores, permitindo troca de experiências, discussão de desafios e formulação de soluções que visam o aprimoramento de nossas práticas institucionais. Todas essas ações estão diretamente relacionadas ao Programa de Integração, Flexibilização e Internacionalização do Currículo Universitário da UEMS. A discussão sobre o Programa é essencial para que os cursos de graduação se fortaleçam e que estejam cada vez mais conectados com as tendências da formação de profissionais de IES públicas", destacou Guedes.
Para o responsável pela PROE, o modelo de encontro presencial fortalece a graduação, proporciona avanços na gestão acadêmica e promove a qualidade do ensino. A integração entre os coordenadores e a consolidação de diretrizes inovadoras contribuem diretamente para o desenvolvimento de nossa universidade, garantindo uma formação mais sólida e abrangente para os estudantes. "Assim, o Encontro Presencial de Coordenadores de Graduação, Pós-Graduação, Centros de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) e gerentes das Unidades Universitárias da UEMS foi de extrema importância para a gestão pedagógica e administrativa dos cursos de graduação. A realização desse evento possibilitou uma interação mais dinâmica entre os coordenadores, promovendo a troca de experiências, a discussão de desafios e a formulação de soluções voltadas ao aprimoramento das práticas institucionais", pontuou.
Já o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Vinícius Oliveira, destacou a importância da integração entre graduação e pós-graduação. A pesquisa precisa dialogar com o ensino desde o início da formação. Só assim teremos uma produção científica alinhada às necessidades regionais e globais. Sob a ótica da PROPPI, esse momento de integração entre os coordenadores dos programas de pós-graduação e dos Centros de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPEX) representa um marco de alinhamento institucional. São esses atores que sustentam, no cotidiano, a qualidade acadêmica e científica da nossa universidade, sendo fundamentais para que a UEMS siga avançando na consolidação e expansão das suas políticas de pós-graduação e inovação", informou Oliveira.
Ele ressalta que a escuta atenta às demandas, sugestões e anseios desses coordenadores é imprescindível para que a PROPPI possa desenvolver ações mais efetivas, realistas e coerentes com os desafios vivenciados nas diferentes áreas do conhecimento e unidades da universidade. "Reforçamos também a importância do diálogo ampliado que realizamos recentemente com os coordenadores de graduação. Essa aproximação tem como objetivo estimular o engajamento dos docentes na pós-graduação, convidando os coordenadores de curso a atuarem como agentes mobilizadores para fortalecer e renovar os quadros docentes dos nossos programas de pós, assegurando sua vitalidade e continuidade", afirmou.
Ambos os pró-reitores também reconhecem que "a atual administração da UEMS, sob a liderança do professor Laércio e da professora Luciana, tem fortalecido institucionalmente as ações de valorização do docente que atua com dedicação nas áreas de graduação e pesquisa, pós-graduação e inovação. Essa diretriz de gestão reforça nosso compromisso coletivo com uma universidade pública forte, conectada com os desafios contemporâneos e com impacto direto no desenvolvimento científico, tecnológico e social de Mato Grosso do Sul".
O Encontro também recebeu Secretários de Estado, que apresentaram perspectivas diversas e complementares dentro do cenário macro da Educação Superior. O secretário de Educação, Hélio Daher, abordou os desafios e estratégias para a integração entre escolas da rede estadual e o prosseguimento dos jovens no ingresso ao Ensino Superior. A secretária adjunta de Governo, Ana Nardes, falou sobre a importância da aproximação entre universidade e a gestão otimizada para projetos desenvolvidos no âmbito universitário. Já o secretário adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Ricardo Senna, destacou a necessidade de inovação tecnológica de modo que a Universidade esteja na vanguarda das discussões sobre sustentabilidade e tecnologia, temas cruciais para o futuro.
Representando a equipe da PROE, a profa. Dra. Mirella Ferreira da Cunha, chefe do Núcleo de Formação Docente Continuada (Nufoco) informou que "a Equipe da PROE apresentou diversas temáticas relevantes para a qualidade do ensino na UEMS. Foram repassados encaminhamentos estratégicos para que as coordenações de curso estabeleçam, junto aos seus colegiados, o planejamento e o aprimoramento contínuo dos cursos de graduação, especificamente à luz das avaliações externas e da autoavaliação".
Para ela, os conteúdos não apenas fortalecem o alinhamento institucional, "como dão suporte prático para que os coordenadores e coordenadoras possam aplicar os as orientações e estratégias sejam implementadas nos seus contextos locais e regionais. Destaco que muitas coordenações serão desempenhadas por novos docentes, recém-eleitos. Então, para estes gestores de graduações que iniciam suas trajetórias, o Encontro funcionou como uma formação profissional oferecendo subsídios para uma formação mais consciente", ressalta MIrella.
Em nome da Equipe da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), a profa. Dra. Claudia Andrea Lima Cardoso, Coordenadora de Pesquisa da UEMS avalia que o evento "propiciou a discussão de temas relevantes para alavancar a integração entre docentes integrantes da pós-graduação e dos CEPEX da UEMS na busca da articulação de redes de pesquisa , visando fortalecer temas estratégicos para a instituição e a proposição de programas stricto sensu. Destaco que no evento ficou evidente o protagonismo da pós-graduação e CEPEX em temas atuais e de impacto nacional e internacional e o empenho em evidenciar o impacto que apresentam para a sociedade".
Coordenações e Gerentes de Unidades compartilham experiências e expectativas
A coordenadora do Curso de Graduação em Agronomia, profa. Dra. Selene Castilho (UEMS/Mundo Novo) registra que "o encontro foi muito produtivo. Nesses momentos podemos nos inteirar sobre a evolução das atividades, planos de ação para os próximos anos bem como trocar experiências sobre o que cada curso e coordenador vem propondo de melhorias. Nessas oportunidades podemos sair um pouco das atividades automáticas da rotina para pensar e planejar a universidade. Esperamos grandes avanços para os próximos anos, especialmente com as propostas de sistemas para facilitar o planejamento e automatização dos processos. Parabenizo toda a equipe pelos esforços".
Na parte da Pós-graduação, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (Profeduc) - Mestrado e Doutorado, profa. Dra. Carla Centeno (UEMS/Campo Grande) registra que o evento foi fundamental pela promoção das discussões coletivas, inclusive, penso que precisamos ter mais momentos como estes, são momentos muito importantes com os colegas docentes. "Particularmente, na pós-graduação, a abordagem sobre os CEPEX como instâncias aglutinadores das áreas de pesquisa foi relevante. Nesse sentido, a condução das discussões pelo prof. Vinícius, no sentido de pensarmos estratégias para fomentar estes espaços com ações de Ensino e Extensão, foi um diferencial. Agora, precisamos estabelecer estratégias de apoio aos CEPEX, com investimentos e encaminhamento de demandas, acho positivo e que precisamos conhecer a aprofundar ainda mais sobre essa pauta".
Élida Galvão (Gerente da UEMS/Naviraí) - "As discussões sobre flexibilização curricular para nossos cursos, sempre pensando nas especificidades da nossa região foi excelente. Atendeu um anseio, tanto de coordenadores como os gerentes de Unidades Universitárias. Foi um momento de escutar e discutir o futuro de nossa instituição. Foram dias muito proveitosos, e agradeço ao nosso reitor, Laércio de Carvalho e a nossa vice-reitora, Luciana Ferreira pela oportunidade ".
Hudson Ghetti (Gerente da UEMS/Jardim) - "Essa foi minha primeira participação no encontro, eu não pude estar presente na edição anterior. Posso dizer que foi, sem dúvidas, uma experiência muito positiva. Esse tipo de iniciativa demonstra claramente o esforço da UEMS em promover uma educação verdadeiramente inclusiva e transformadora. Para alcançar esse objetivo, é fundamental abordar e discutir melhorias nos processos de ingresso, matrícula e permanência dos alunos. Uma das propostas debatidas foi a flexibilização e a internacionalização, estratégias que podem ser essenciais para evitar a evasão dos estudantes e garantir um ambiente mais acessível e motivador".
Fábio Miguel (Gerente da UEMS/Ponta Porã) - "Foi um momento precioso para os gerentes de Unidade e, principalmente, para as coordenações dos cursos, particularmente, para quem está iniciando no cargo de gestor dos cursos. Foi um momento para todos nós acompanharmos o cenário institucional e o que a UEMS está realizando, em nível de ações a serem desenvolvidas neste ano letivo. Conhecer as rotinas dos cursos de graduação, de pós-graduação e das políticas de extensão é algo precioso, enfim, conhecer as perspectivas de futuro da UEMS. Estou agradecido de participar deste evento, que vai impactar diretamente nos direcionamentos de ações, como projetos importantes, como o Plano de Desenvolvimento Institucional, por exemplo, o PDI, que vai consolidar, por meio de discussões e escuta qualificada, a Universidade que nós queremos".
Cristina Zanchetta (Gerente da UEMS/Dourados): "Como unidade anfitriã, foi gratificante ver o engajamento de todos. As palestras trouxeram insights valiosos para melhorar nossa gestão acadêmica. A Gerência de Dourados trabalhou de forma a garantir o melhor dos Encontros. Foram dias de trabalho para que todos fossem bem recebidos, e principalmente bem acolhidos. Acredito que tudo tenha saído perfeito e foi muito importante para que os envolvidos pudessem debater suas ideias e perspectivas a respeito do Ensino, Pesquisa e Extensão".
O evento reuniu cerca de coordenadores de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UEMS. Com os encaminhamentos gerados, a UEMS pretende consolidar um plano de ação para os próximos anos, reforçando seu compromisso com a excelência acadêmica e a inovação.
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