A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) promoverá de 17 a 19 de março a 4ª Plenária Intercongressual Professor João Felício. O evento acontecerá no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, e reunirá trabalhadoras/es de todo país para debater a defesa da educação pública.
Uma delegação dos profissionais em educação do Mato Grosso do Sul, liderados pela FETEMS, embarcou na manhã de hoje para representar o Estado no evento.
Entre os delegados, está a professora Deumeires Morais, vice-presidente da FETEMS. " Vamos discutir as políticas públicas educacionais com o objetivo de reconstruir nosso Brasil. Espaços de discussão como esse, oportunizado pela CNTE, são fundamentais para que possamos debater ideias e consolidar nossa luta por uma educação de qualidade".
A atividade, que terá como tema “Reconstruir o Brasil com as educadoras e os educadores da educação pública”, tem por objetivo atualizar as conjunturas política, educacional e sindical do país, além de rever o Plano de Lutas da Confederação, a partir das ações que marcaram os primeiros meses do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos governos estaduais eleitos para o mandato de 2023 a 2026.
As plenárias precedem os encontros nacionais da CNTE e esta edição foi planejada durante a 34º Congresso da confederação, realizado em 2022, naquela ocasião, ainda em formato virtual por conta dos efeitos da pandemia de Covid-19.
“Este encontro tem a importância desde sua criação. Desde o início este Fórum tem como objetivo fazer um encontro no meio do mandato antes do Congresso para atualizar nosso rumo de luta sem perder os acontecimentos atuais. Será a primeira Plenária Intercongressual presencial e com o número maior de pessoas para discutir o melhor para a categoria em todo país”, destacou Heleno.
A expectativa é que o encontro deste ano conte com a participação de cerca de mil pessoas, entre delegados e delegadas, e fortaleça a mobilização para interromper as políticas ultraliberais de retirada de direitos da sociedade e da classe trabalhadora, implementadas desde o golpe de 2016.
A professora e Senadora da República, Tereza Leitão, o professor na Faculdade de Educação da Unicamp, Luiz Carlos de Freitas, o deputado federal Glauber Braga (Psol/RJ) e os representantes da CUT, CTB, Intersindical e Conlutas estão entre os convidados da atividade. [veja programação abaixo]