Na tarde da última sexta-feira (1º), o professor Carlos Vinícius da Silva Figueiredo tomou posse da pasta na manhã desta sexta-feira (1º/3), durante cerimônia realizada na Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa, e que contou com a presença do prefeito Alan Guedes, secretários municipais e vereadores.
Doutor pela Mackenzie, Carlos tem o grande desafio de modernizar a pasta da Educação em Dourados, principalmente na área pedagógica. O novo gestor também deverá enfrentar resistência no ponto de vista político, visto que nos últimos anos o setor foi extremamente politizado pelos outros gestores.
A falta de vaga nos Centros de Educação Infantil, alguns ainda em obras, a conturbada relação da administração com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação e com os diretores de escola também serão importantes desafios.
Em sua posse, ressaltou em sua fala a importância de envolver as famílias na educação e tomou sua história como exemplo, sendo o filho de um funileiro que não pôde concluir o ensino médio. “O filho do funileiro se tornou doutor e hoje o filho do funileiro se tornou secretário de educação. A educação é família e a família somada à escola é igual a sucesso acadêmico”, ressalta.
O novo secretário também pontuou a importância de estabelecer parcerias entre a Semed (Secretaria Municipal de Educação), o Governo do Estado, universidades públicas e privadas de Dourados e com o IFMS, para garantir uma educação de maior qualidade e mais oportunidades para os alunos da Rede Municipal de Ensino.
“Estou muito feliz e com o objetivo de sempre contribuir para a nossa educação no município de Dourados. O objetivo maior e imediato é atender às vagas, atender aos alunos de educação especial e atuar diretamente em parceria com o Governo do Estado, para que a gente consiga trabalhar de maneira conjunta e fazer com que a educação de Dourados seja referência dentro do Mato Grosso do Sul”, disse.
O novo Secretário: Carlos Vinícius da Silva Figueiredo é professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do IFMS Campus Dourados. Doutorado em LETRAS pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pesquisa realizada na Texas University (Estados Unidos). Graduação e Mestrado em LETRAS pela UFMS em Três Lagoas. Magistério pelo CEFAM-JALES. Integrante do Programa de Estágio Brasil-Canadá em Educação Profissional e Pesquisa Aplicada no Seneca College. Tem experiência em Gestão Escolar e Letras, atuando nos seguintes temas: gestão, identidade, fronteira, subalternidade, Clarice Lispector e Gloria Anzaldúa. Foi Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Coxim. Atualmente é Diretor Geral do Campus Dourados. Autor do livro: "O direito ao grito: a hora do intelectual subalterno em Clarice Lispector".