Oito municípios de Mato Grosso do Sul correm o risco de ficarem sem a complementação do Valor Aluno Ano Total (VAAT) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) devido a irregularidades em suas informações contábeis. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou a lista dos municípios afetados, que inclui 847 localidades em todo o Brasil que não regularizaram as informações contábeis e fiscais referentes a 2022.
Como noticiou o Midiamax, os municípios têm até o dia 31 de agosto para regularizar sua situação e garantir a participação no cálculo do VAAT. No entanto, a STN ressalta que "a habilitação do ente constitui apenas pré-requisito para que as informações do VAAT sejam apuradas. Ou seja, a habilitação não é garantia de recebimento da Complementação-VAAT pelo ente".
Abaixo estão os municípios de Mato Grosso do Sul que estão inabilitados e os motivos:
É importante ressaltar que, nos últimos dois meses, 34 municípios de Mato Grosso do Sul se regularizaram, pois em maio havia 42 localidades na lista de inaptos para o cálculo do VAAT.
Os municípios afetados devem tomar as medidas necessárias para corrigir as irregularidades e cumprir as exigências contábeis e fiscais, a fim de garantir o recebimento do VAAT e promover o investimento adequado na educação básica, assegurando a valorização dos profissionais de educação e o desenvolvimento educacional das crianças e jovens dessas localidades.