O Senai de Três Lagoas iniciou, nesta semana, o curso qualificação profissional de operador de colheita florestal, oferecido em parceria com a Suzano com o objetivo de promover a formação da mão de obra local e, consequentemente, a geração de emprego e renda. Ao todo, a turma conta com 60 alunos, distribuídos pelos municípios de Água Clara (MS), Brasilândia (MS) e Três Lagoas (MS).
Para garantir a segurança de alunos e instrutores, as aulas serão realizadas de forma presencial em salas com capacidade de cerca de 80 pessoas, mas apenas com 20 em cada, respeitando o distanciamento recomendado para evitar a contaminação do novo coronavírus (Covid-19). Em Três Lagoas, a formação é ministrada na unidade do Senai, enquanto em Água Clara e Brasilândia o curso é em espaços cedidos pelas prefeituras.
Segundo o gerente do Senai de Três Lagoas, Rodrigo Bastos, a expectativa é que sejam lançados no mercado novos profissionais aptos a trabalhar na indústria de celulose e papel. “Esses 60 alunos têm nesse momento uma oportunidade única, porque foram selecionados entre 2 mil inscritos para fazer um curso em uma instituição reconhecida pela sua estrutura, pela sua história e por ter docentes capacitado”, afirmou.
Para a aluna Kátia Silva Barbosa, o curso do Senai é um passo importante para alcançar seu objetivo profissional de trabalhar na Suzano. “Estou muito feliz com a oportunidade espero e que ao final do curso eu seja uma das pessoas a ser contratada. Já havia estudado no Senai, então para mim é a melhor referência que tenho de instituição educacional”, comentou.
O aluno Victor Hugo Monteiro também destacou a oportunidade de se qualificar e ser selecionado entre cerca de 2 mil candidatos. “Foi uma surpresa ser selecionado para esse curso e quero absorver o máximo para ser um futuro operador. O Senai é uma das melhores escolas técnicas e falo com certeza, porque estudo no período noturno no curso técnico em mecânica”, finalizou.