O estado de Mato Grosso do Sul pode receber nos próximos anos um aporte financeiro fundamental para a modernização e, consequentemente, aumento da extração mineral de suas minas tornando-se assim uma referência na mineração nacional.
Segundo material divulgado pelo Governo do Estado, os investimentos em mineração em Corumbá e Ladário devem superar US$ 100 milhões. Distribuídos em perfuração para confirmação de reserva medida de ferro e manganês, pesquisas e sondagens em áreas de mármores, compra de britadores móveis e reforma dos britadores existentes.
Uma parte substancial desse investimento será destinada à perfuração para confirmação de reservas medidas de ferro e manganês. A atividade é essencial para garantir a precisão dos dados sobre as reservas minerais presentes, permitindo uma exploração mais eficiente e sustentável desses recursos.
Com os resultados, o Estado terá uma base sólida para planejar o futuro da mineração na região, principalmente buscar uma siderurgia de porte Nacional ou Internacional, para beneficiar estes minerais de ferro e manganês, agregando valor na produção.
Além disso, parte deste montante será destinado à compra de uma planta móvel moderna, que proporcionará uma maior flexibilidade e eficiência nas operações diárias na extração e beneficiamento de minérios (ferro e manganês). Essa aquisição estratégica permitirá adaptar os processos de extração de acordo com as demandas do mercado, mantendo a qualidade e a produtividade em níveis elevados.
Também está prevista a reforma das plantas existentes em Corumbá e Ladário. Essa modernização garantirá que estas instalações estejam alinhadas com os mais altos padrões de segurança, tecnologia e sustentabilidade ambiental.
As obras ainda permitirão o aumento da capacidade de produção, impulsionando o desenvolvimento econômico da região e contribuindo para a geração de empregos locais.
Mineração
Os grandes morros que margeiam o município de Corumbá guardam bem mais que beleza. Eles detêm alguns dos maiores depósitos de manganês e minério de ferro do Brasil. No caso do manganês, os municípios de Corumbá e Ladário têm a 1ª reserva do País em alto teor de minério (44 a 48% de Mn)
Já no minério de ferro, a região possui o 3º maior depósito do Brasil, cuja exploração data da época da guerra do Paraguai, com as primeiras concessões de lavra expedidas em 1876. Estes minérios vêm sendo extraídos há várias décadas e são responsáveis por expressiva parcela das exportações do Estado.