Violência política de gênero é crime e não será tolerada. A deputada estadual Gleice Jane (PT-MS) registrou um boletim de ocorrência neste domingo (7) após receber uma ameaça de morte via WhatsApp. Nas mensagens, o autor a xingava, ameaçava e questionava sua posição política por ela ser mulher.
“Cada tentativa de intimidação só mostra o quanto é urgente seguirmos na luta por uma política feita com coragem, proteção e respeito às mulheres”, escreveu a parlamentar, que compartilhou um vídeo ao sair da delegacia.
A deputada associou a ameaça ao movimento da extrema-direita, que nega a existência das mulheres em espaços públicos e agrava a violência política de gênero e os feminicídios no país.
DADOS ALARMANTES
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que 60% das prefeitas e vice-prefeitas já sofreram algum tipo de violência política durante a campanha ou mandato.
ATO NACIONAL
A ameaça à deputada ocorreu no mesmo dia em que Campo Grande e outras cidades do país foram às ruas em um ato nacional contra o feminicídio e todas as formas de violência contra a mulher.
DENUNCIE
Seguindo o apelo da deputada, reforçamos: nenhuma mulher deve ser silenciada ou violentada por exercer seu direito à política e à vida pública. Denuncie!