O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) aprovou a abertura de uma Averiguação Prévia para investigar suspeitas de irregularidades em processos licitatórios no município de Taquarussu. A decisão foi anunciada durante a sessão plenária desta quarta-feira (23), com base em denúncias relatadas pelo conselheiro Flávio Kayatt, ouvidor do TCE-MS.
As denúncias indicam que licitações no município estariam sendo manipuladas, frustrando o caráter competitivo do processo. Supostamente, supermercados participantes estariam utilizando "sócios laranja" e um servidor da prefeitura, responsável pelos processos licitatórios, teria vínculos familiares com o verdadeiro proprietário das empresas envolvidas.
Auditores do tribunal já identificaram que duas empresas concorrentes nas licitações compartilham o mesmo endereço, o que reforça as suspeitas de fraudes. Com isso, o conselheiro-relator propôs a realização de uma inspeção em Taquarussu para verificar a veracidade das acusações e tomar medidas corretivas, se necessário.
A proposta recebeu parecer favorável do procurador de contas substituto do Ministério Público de Contas (MPC), Joder Bessa, e foi aprovada por unanimidade pela mesa diretiva do TCE-MS.