No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Sanesul reforça a sua preocupação em preservar ou modificar as condições do meio ambiente com o objetivo de prevenir doenças, promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população, a produtividade, facilitar a atividade econômica e diminuir os impactos ambientais que existem em razão da falta de saneamento.
O diretor presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, explica que a empresa vem trabalhando diariamente, para envolver toda a sociedade nas discussões sobre o saneamento e o seu papel fundamental na preservação do meio ambiente.
O saneamento garante a preservação do meio ambiente porque destina adequadamente os resíduos nos aterros sanitários, garante o abastecimento e o tratamento da água, e faz o tratamento do esgoto por meio de sistemas de esgotamento sanitário.
A Sanesul está investindo em parcerias justamente para atingir o cenário ideal de saneamento. A Companhia já atingiu a universalização do abastecimento de água nas localidades operadas.
Agora, mantém um cronograma de obras de infraestrutura em rede de esgoto e construção de ETEs, com recursos próprios e Federais, e conta com uma Parceria Público-Privada/PPP que vai acelerar do processo da universalização do esgotamento em MS. A meta da Sanesul é atingir 98% de cobertura em até 10 anos.
Dessa forma, Mato Grosso do Sul conseguirá cumprir o compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU) -uma resolução pela ONU de 2010 - que declarou o acesso à água limpa e segura e ao saneamento básico como direitos fundamentais.