O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baigorri, e à gerente da Unidade Operacional da Anatel em Mato Grosso do Sul, Vera Lúcia Burato Marques Sieburger, em que solicita melhorias do sinal e da rede de telefonia no distrito de Guassulândia, pertencente ao município de Glória de Dourados.
O pedido, feito em regime de urgência, foi lido durante a sessão plenária desta quarta-feira, 22, da Assembleia Legislativa, e se refere à realização de reparos imediatos na rede de telefonia móvel e a instalação de uma antena repetidora, a fim de garantir uma cobertura mínima adequada e contínua, promovendo dignidade, inclusão digital e segurança aos cidadãos.
A demanda requer a cobrança, por parte da agência, das empresas Vivo, OI, TIM e Claro no sentido de proporcionar a melhoria dos serviços ofertados por elas no distrito. “São inúmeras reclamações vindas da população. Nossa intenção, com essa indicação, é solucionar esses problemas que, inclusive, afetam a economia do Estado em um modo geral, pois os clientes merecem respeito e serviço de qualidade por parte das concessionárias de telefonia”, declarou.
Conforme a vereadora Cláudia Carreiro (PP), que fez a solicitação ao gabinete parlamentar, os moradores de Guassulândia enfrentam sérios contratempos relacionados à qualidade e à cobertura do sinal de telefonia móvel, prejudicando diretamente a comunicação da população local. “Esse problema compromete, não apenas a conectividade, mas também o acesso a serviços essenciais, como segurança pública, saúde e educação, além de dificultar atividades comerciais e emergenciais”, afirmou Hashioka.
O parlamentar lembrou, ainda, que a ausência de sinal adequado representa um risco à integridade e bem-estar da população, especialmente em situações de urgência e emergência, onde a comunicação imediata é vital. “Considerando que a telefonia móvel é fundamental nos dias de hoje, é imprescindível que medidas sejam tomadas com a máxima brevidade”, finalizou.