Com a finalidade de melhorar o atendimento à saúde da população residente da zona rural de Dourados, o vereador Olavo Sul (MDB) fez indicação na Câmara Municipal para que seja enviado expediente ao prefeito Alan Guedes (PP), com cópias ao secretário estadual de Saúde Geraldo Resende e ao deputado estadual Marçal Filho (PSDB), solicitando que sejam viabilizados recursos para aquisição de frota de ambulâncias equipadas com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) móvel para o atendimento aos distritos de Macaúba (Guaçu), Vila Formosa, Vila Vargas, Vila São Pedro, Indápolis, Panambi, Picadinha e Itahum.
O vereador justifica a necessidade da UTI móvel, considerando a distância dos distritos da sede do município. “Caso ocorra urgência e emergência nos atendimentos, as ambulâncias disponíveis são de fundamental importância para os moradores, principalmente no período noturno, pois muitos não têm como se locomover para obter socorro necessário”, explica.
Olavo Sul menciona ainda que algumas situações que envolvem transporte de pacientes dentro do município deixam a desejar, pois não há condições adequadas e o município não dispõe de veículos que proporcionem segurança, que dirá prestar atendimento como como UTI móvel. “Uma ambulância com equipamentos adequados e em bom funcionamento pode determinar a diferença entre a vida e a morte de um paciente, por se tratar de uma ação que irá melhorar a qualidade no atendimento da saúde nos distritos”, pontua o vereador.