Conhecedor da realidade da cidade que administrou no período de 1996-2004, sem contar com nenhum apoio do Estado na época, o governador Reinaldo Azambuja honrou seu compromisso com a região ao firmar uma parceria com a prefeitura que vem se traduzindo na transformação urbana e rural de Maracaju com obras de infraestrutura. A cidade também teve um salto de qualidade em saúde e educação e gerou empregos com a expansão agroindustrial.
Em cinco anos e 10 meses de mandato, o governador direcionou para o município investimentos não contemplados por nenhum outro governo estadual: R$ 174 milhões. Somente em infraestrutura urbana e rural, com pavimentação, restauração e drenagem de ruas e estradas de produção, as obras entregues e em execução somam R$ 101 milhões, grande parte com recursos próprios do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento de MS).
Além de garantir o pacote de obras, Reinaldo Azambuja atua articulado com a bancada federal e com os governadores dos estados vizinhos para viabilizar projetos estruturantes para Mato Grosso do Sul, um dos quais beneficiará diretamente Maracaju: a ferrovia que ligará o município a Cascavel, no Paraná, em processo de licitação. A ferrovia abrirá um novo canal de escoamento de grãos e outros produtos da região ao Porto de Paranaguá.
“Mato Grosso do Sul será diretamente beneficiado com a construção de um ramal de extensão até Maracaju, uma obra de extrema relevância, pois vai oferecer uma alternativa logística mais competitiva para o escoamento da produção do nosso agronegócio”, destaca Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional, Produção e Agricultura Familiar.