A Secretaria Nacional do Consumidor notificou as plataformas digitais Instagram, YouTube, TikTok, Mercado Livre e Enjoei para que retirem do ar, no prazo de 48 horas, anúncios e conteúdos que promovam ou comercializem cigarros eletrônicos, os chamados "vapes".
Também devem ser excluídas publicações sobre outros produtos derivados do tabaco cuja venda também é proibida no Brasil.
A medida é fundamental para proteger a saúde pública, especialmente de crianças e adolescentes, que são frequentemente expostos a propagandas enganosas sobre os cigarros eletrônicos. Estudos comprovam que os vapes contêm substâncias tóxicas e nicotina, podendo causar dependência química, problemas respiratórios e até mesmo doenças cardiovasculares. Ao retirar esses anúncios das plataformas digitais, reduz-se o estímulo ao consumo, evitando que mais pessoas sejam vítimas dos riscos associados a esses produtos.
Além disso, a proibição reforça o combate ao comércio ilegal de dispositivos não regulamentados, que muitas vezes não passam por fiscalização sanitária. Muitos desses produtos contêm ingredientes perigosos e concentrações desconhecidas de nicotina, aumentando os perigos à saúde. A ação da Senacon, portanto, é um passo importante para conscientizar a população e coibir práticas que colocam em risco o bem-estar dos consumidores.