Enquanto diversas regiões de Campo Grande enfrentam carência em serviços básicos de saúde, educação e infraestrutura, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou um gasto de R$ 1.470.101,38 para a construção de uma pista de skate na Praça Disvaldo de Souza Bezerra, localizada na Rua Araticun, 85, na Moreninha III. O aviso da licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (30), por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).
A obra, que incluirá sanitários, vestiários e uma área total de 1.019,85 metros quadrados, tem sido anunciada como uma iniciativa de “revitalização” e fomento ao esporte. No entanto, o valor e a natureza do projeto levantam questionamentos sobre a real prioridade desse tipo de obra em um cenário onde falta manutenção em unidades de saúde, escolas e transporte público.
O projeto prevê a instalação de uma série de obstáculos e equipamentos específicos para a prática do skate, como rampas (incluindo uma no modelo moeda), quarter pipe, china banks, caixote, speed bump, bowl park, corrimão, escadas, entre outros. Apesar do discurso oficial destacar o crescimento da modalidade no país, impulsionado por nomes como Raíssa Leal, a iniciativa evidencia a escolha por uma obra de alto custo com retorno social ainda incerto.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, a pista traria um “novo capítulo” à prática do esporte na capital, oferecendo um espaço “seguro e moderno” para os jovens. No entanto, críticos da medida apontam que o projeto ignora demandas mais urgentes da população e representa mais um exemplo de gasto público que prioriza visibilidade em detrimento da real necessidade da comunidade.
O processo licitatório será realizado pelo critério de menor preço, no regime de empreitada por preço unitário. A abertura das propostas ocorrerá no dia 21 de julho de 2025, às 08h30, no site ekronos.ms.gov.br. O edital completo está disponível no portal da Agesul e no Portal Nacional de Contratações Públicas.