A Deputada Estadual Gleice Jane realizou, neste sábado (27), evento para debater políticas públicas para as mulheres sul-mato-grossenses, que reuniu cerca de 150 representantes de diversos movimentos sociais de todo o Estado e contou com a presença da Ministra Cida Gonçalves.
O encontro foi realizado na sede do Sista-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Fundação UFMS e IFMS) e teve como objetivo principal a discussão aprofundada sobre políticas públicas voltadas para as mulheres em MS, incluindo o debate ao enfrentamento à violência.
O evento proporcionou um espaço para ouvir as demandas das mulheres pertencentes aos movimentos sociais, com especial atenção para questões relacionadas às Casas da Mulher Brasileira de Dourados e Corumbá, cujas autorizações para construção já foram publicadas no Diário Oficial da União.
“Uma coisa que estamos construindo com a Ministra Cida é um debate sobre como será o funcionamento dessa Casa em Dourados, porque ela vai ser lançada essa semana, mas seu funcionamento e especificidades estão em fase de construção. Como por exemplo, o serviço especializado para atendimento às mulheres indígenas, que será inserido e que irá impulsionar a futura Casa da Mulher Indígena de Dourados, uma reivindicação antiga das mulheres indígenas de toda a região”, detalhou Gleice.
Estiveram presentes na discussão deste sábado representantes das mulheres pantaneiras, indígenas, quilombolas, do setor cultural, LGBTQIAPN+, negras, camponesas, sindicalistas, da juventude e migrantes, além de militantes e autoridades como a deputada federal Camila Jara e o superintendente do Patrimônio da União em MS, Tiago Botelho.
Na ocasião, foram feitas entregas de documentos elaborados por diversos segmentos para a ministra, como da Frente Feminista de Dourados. “Depois de um ano e dois meses em Brasília, é muito bom ver tantos rostos amigos”, declarou Cida ao iniciar sua fala, ao mencionar as lideranças presentes e que há anos caminham juntas na luta feminista de MS. Ela destacou ainda a importância da atuação feminina conjunta na esfera política e das dificuldades enfrentadas.
Para a deputada Gleice, tem sido indispensável essa participação ativa dos movimentos de mulheres e da comunidade na construção de propostas e ações que promovam a igualdade de gênero. “Esse foi um momento de estarmos juntas expondo a realidade do nosso Estado, bem como nossas necessidades, que já temos adiantado ao ministério”, ressalta.
“Nosso mandato sempre esteve marcado pelo constante diálogo e cooperação com o Ministério das Mulheres, reforçando nosso compromisso em defesa dos direitos das mulheres sul-mato-grossenses. No ano passado, entregamos em mãos à ministra documento elaborado pela Coletiva Sempre Vivas à Ministra Cida, refletindo nosso apoio ao trabalho por ela desenvolvido e destacando a importância de ouvir e atender às demandas das comunidades indígenas e das mulheres em nosso Estado. Na ocasião, levamos reivindicação pela construção da Casa da Mulher Brasileira de Dourados e por meio de requerimento pedimos também pela construção em Corumbá, e poucos meses depois comemoramos a viabilidade de ambos os projetos se transformando em realidade. Seguimos trabalhando em parceria, pois sabemos que os relatórios decorrentes das escutas qualificadas do mandato são fundamentais na formulação de políticas mais efetivas”, completou Gleice Jane.
Para a parlamentar, a presença de mulheres de vários pontos do Estado, inclusive de Dourados, ajudou a fortalecer o debate, inclusive com a entrega de reivindicações que detalham as necessidades e a realidade do Estado. “Essa proximidade e diálogo são fundamentais para seguirmos avançando nas políticas voltadas para as mulheres em Mato Grosso do Sul”, finalizou.