O vereador eleito Dill do Povo (União) irá encaminhar ofício ao prefeito eleito, Marçal Filho (PSDB), solicitando a revisão da Taxa do Lixo em Dourados. O tributo foi um dos temas mais debatidos pelo vereador durante as eleições municipais.
“Se não fizermos uma revisão na cobrança da taxa de lixo, vamos continuar complicando a vida de muitas famílias”, destacou Dill. Ele também lembrou que o volume de lixo gerado deve ser considerado: “A gente precisa lembrar que quem mais gera lixo é quem mais consome e tem mais renda. Precisamos corrigir isso para tornar a cobrança mais justa e equilibrada para todos.”
A cobrança foi instituída pela Lei Complementar nº 413, de 25 de agosto de 2021, após a Câmara de Vereadores aprovar projeto de lei enviado pelo Poder Executivo.. O pagamento segue o vencimento da conta, em um único código de barras.
"A cobrança do lixo apresenta problemas, e o que queremos é transparência e inovação. O ideal seria que essa taxa deixasse de existir; mas, já que isso não é possível, queremos pagar um valor justo pelo serviço de coleta e tratamento, e não para sustentar um sistema caro. A meta da administração deveria ser reduzir cada vez mais os gastos com o lixo", pontuou Dill, cobrando também mais inovação na gestão dos recursos.
Isenção para idosos e aposentados
Dill do Povo também quer lutar ampliação do rol de isentos da taxa. Ele acredita que idosos e aposentados deveriam ser incluídos.
“Queremos que a taxa seja justa, e isso inclui isenção para idosos e aposentados, que muitas vezes já têm que esticar o orçamento para fechar o mês, lembrando que essa parte da população gasta muito com remédios e atendimento médico”, acrescentou o vereador, reafirmando seu compromisso com as populações mais vulneráveis.