A fim de prevenir os incêndios florestais no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari este ano, o Corpo de Bombeiros está com uma equipe permanente instalada na base do Cuitelo. São quatro militares há mais de um mês trabalhando preventivamente para evitar queimadas.
Em visita ao Parque, o secretário Jaime Verruck da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o diretor-presidente do Imasul, André Borges, estiveram em contato com os miliares para saber como caminha o trabalho de prevenção.
Os militares explicaram que a base foi montada há mais de 40 dias e no momento o trabalho é de levantamento de acessos e de máquinas e recursos hídricos para possíveis emergência. Por enquanto nenhum foco de incêndio foi registrado no parque, mas a situação deve se agravar em agosto.
Em 2020 os incêndios consumiram 17 mil hectares do parque, o correspondente a 55,5% da área total da Unidade de Conservação. "No ano passado tivemos muitas ocorrências que trouxeram perdas enormes para o Estado, mas este ano estamos tomando todas as medidas necessárias para impedir que a situação se repita, mesmo diante da gravidade climática", afirma o secretário.