Homenageado centenas de vezes ao longo dos últimos oito anos, o governador Reinaldo Azambuja participou, na manhã desta terça-feira (20), de uma cerimônia inédita: entrega coletiva de títulos de cidadão. Ele recebeu, de uma só vez, 10 honrarias dos municípios de Anaurilândia, Caarapó, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Fátima do Sul, Miranda, Paranaíba, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e Rochedo.
A entrega dos títulos foi realizada na Governadoria e contou com a presença de vereadores, que aprovaram as homenagens nas câmaras municipais, e também dos prefeitos das cidades.
“Expresso minha gratidão pelo reconhecimento de vocês de me entregar esses títulos de cidadão. Comecei minha trajetória como prefeito. Depois fui deputado estadual, deputado federal e duas vezes governador do Estado. Sempre tive apoio dos vereadores e vereadoras. Sempre construí relações de confiança e parceria”, destacou o governador.
Reinaldo aproveitou o momento para fazer um balanço das duas gestões e disse que deixará o Governo do Estado com o legado do municipalismo. “Quando assumimos em 2015 o Estado tinha capacidade de investir 2% de seu orçamento e tínhamos 96,54% da receita comprometida com a dívida, quase a totalidade. Aí enfrentamos reformas, dialogando com Poderes, e conseguimos levar os investimentos para todas as cidades de Mato Grosso do Sul”, ressaltou.
Reconhecimento
Os títulos de cidadão entregues são honrarias concedidas a pessoas que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população de determinada localidade.
Todos os municípios foram unânimes na justificativa da concessão dos títulos. Reinaldo foi homenageado por olhar com singularidade para as 79 cidades e praticar o diálogo, efetivando políticas públicas que atenderam e promoveram desenvolvimento do menor ao maior município.
O presidente da Câmara Municipal de Caarapó, vereador Ordilei Luiz Longo, o Pipoca, disse que o governador “fez o melhor possível por Mato Grosso do Sul”. “Levou obras para todos os municípios. Tem mais de R$ 100 milhões investidos em Caarapó. O povo da nossa cidade, sempre que falar em nome de Reinaldo Azambuja, vai ser grato por tudo o que ele fez por nós”, discursou.
Já o presidente da Casa de Leis de Paranaíba, Edmar Pires , o Dólar, pontuou o incontestável merecimento do governador e “sua luta diária de sempre buscar melhores condições de vida para a população sul-mato-grossense”. “Sua liderança serve de exemplo”, declarou o parlamentar.
A entrega coletiva dos títulos de cidadão reuniu outras autoridades na Governadoria. Entre elas os secretários Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica) e Sérgio de Paula (Casa Civil), além do deputado federal Dagoberto Nogueira, que também enalteceu o trabalho de Reinaldo frente ao Governo do Estado.
“Participei de muitos governos, fui secretário três vezes, presidente do Detran e confesso que nunca vi um governo municipalista como o seu, Reinaldo. Nunca vi um volume de obras tão grande. Foi o melhor governador do Estado de Mato Grosso do Sul até hoje”, defendeu o deputado.