Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, o município de Dourados tem apenas 50,7% de domicílios com esgotamento sanitário adequado. É apenas a 8ª cidade do Mato Grosso do Sul no quesito, ficando atrás de cidades menores como Porto Murtinho e Bodoquena.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 88% das mortes por diarreias decorrentes desse contato são causadas pelo saneamento inadequado. Desses óbitos, 84% são de crianças. Tais porcentagens comprovam que a falta de recursos básicos prejudica a saúde dos cidadãos.
A Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul tem realizado ao longo dos anos grandes obras para aumentar a rede de esgotamento e tratamento sanitário.
Em fevereiro, o Governo do Estado Mato Grosso do Sul transferiu os serviços de esgotamento sanitário dos 68 municípios, onde a Sanesul atua, para a empresa Ambiental MS Pantanal PPP terá duração de 30 anos. Nesse período, R$ 3,8 bilhões de capital privado serão investidos nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto. O objetivo da parceria é universalizar o serviço até 2031, sendo que a cobertura deve saltar dos atuais 46% para 70% já em 2022. Durante a gestão da empresa não haverá aumento de tarifa para o usuário.
Cassius
Dourados é tão rica e tão miserável ao mesmo tempo...