Cerca de duas mil mudas de hortaliças foram disponibilizadas pela Agencia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) para a manutenção da horta cultivada por jovens internos da Unidade Educacional de Internação - UNEI Dom Bosco em Campo Grande.
São mudas de alface, salsa, pimentão, beringela, brócolis, rúcula, cebolinha, couve, coentro e almeirão que serão cultivadas pelos 55 internos da UNEI que se revezam diariamente em grupos de 6 a 8 nos cuidados da horta, conforme a disponibilidade das aulas e do comportamento disciplinar.
A produção é consumida na própria Unidade e quando há excedentes a instituição promove a doação para a Pastoral da Criança, familiares de internos e, em casos excepcionais aos servidores da unidade.
De acordo com o Agente de Segurança Socioeducativo, Roberto Rodrigues Dantas, "os jovens gostam muito das horas em que passam nas atividades da horta que faz com que eles se sintam mais produtivos". Dantas é o responsável pelas atividades hortícolas e incentivador dos internos na aprendizagem da prática agrícola, que também funciona como terapia ocupacional.
Para o diretor-executivo da Agraer, Fernando Nascimento, o objetivo do Hortas Urbanas tem cumprido seu papel de incentivar a alimentação saudável e promover o desenvolvimento sustentável.
“A Agraer apoia essa iniciativa pelos benefícios que a horta proporciona, seja pelo aspecto educativo, pela melhoria da alimentação e o pelo desenvolvimento de uma cultura construtiva entre os jovens internos e, não venham a cometer outros atos infracionais”, comentou.